IPC - ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPC - ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra by advisor "Almeida, Maria Emília de Oliveira Santos Costa Bigote de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de planos de manutenção e de certificação em equipamentos biomédicosPublication . Leite, Ivone Filipa Mota; Almeida, Maria Emília de Oliveira Santos Costa Bigote deO presente estágio surgiu da necessidade da Idealmed, Unidade Hospitalar de Coimbra (UHC), cumprir os requisitos da norma ISO 9001, que serve de apoio à implementação do seu sistema de gestão de qualidade. Deste modo, a adoção desta norma fomenta uma abordagem por processos ao desenvolver, implementar e melhorar a eficácia da gestão da qualidade, com foco no aumento da satisfação do cliente, através do cumprimento dos seus requisitos. Para que a Unidade Hospitalar cumpra com todos os requisitos desta norma é necessário que todos os departamentos cumpram com os requisitos normativos aplicados às suas áreas. Assim, para o Departamento de Infraestruturas e Manutenção de Equipamentos, os equipamentos biomédicos assumem um papel fundamental para a implementação desta norma. Atualmente, os equipamentos biomédicos manifestam uma grande relevância no apoio aos diagnósticos e tratamentos de doenças sendo, diariamente, tomadas decisões tendo em consideração os diagnósticos apresentados por estes. Torna-se então importante garantir que os equipamentos biomédicos cumpram com a função requerida, mantenham o máximo de disponibilidade e apresentem resultados fidedignos. Na Idealmed, aquando do início do estágio, na área da manutenção de equipamentos biomédicos ainda nada havia sido feito para o cumprimento dos requisitos desta norma. Durante o mesmo foi necessário estudar as normas aplicáveis aos equipamentos biomédicos, para que fosse possível implementar os seus planos de manutenção e de certificação. Nesta perspetiva, durante o estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tais como o desenvolvimento dos planos de manutenção e calibração para todos os equipamentos da UHC, bem como o acompanhamento de pequenas intervenções corretivas e de procurement. No entanto, na área da certificação dos equipamentos biomédicos, devido à sua enorme diversidade, não foi possível, numa primeira fase, implementar os planos de certificação para todos os equipamentos biomédicos instalados na UHC. Nesta área foram, somente, estudados os planos de certificação dos equipamentos de suporte de vida, nomeadamente monitores de sinais vitais, bombas infusoras e perfusoras, eletrocardiógrafos e desfibriladores. No final do estágio, os planos de manutenção e histórico de manutenções corretivas e preventivas de todos os equipamentos biomédicos, foram carregados no software que a empresa adquiriu para apoio à gestão da manutenção, o software SMIT, o qual permite gerir os custos de manutenção, gerar ordens de trabalho, controlar as peças-de-reserva, entre outras funções, que são descritas na presente monografia. A Idealmed ficou, também em condições de cumprir com todos os requisitos da norma 9001 aplicáveis aos equipamentos biomédicos.
- Manutenção de equipamentos hospitalares : estágio na Empresa ATMPublication . Albuquerque, Ana Raquel Oliveira Calisto; Almeida, Maria Emília de Oliveira Santos Costa Bigote de; Vasconcelos, Verónica Maria Marques do Carreiro SilvaA manutenção é um processo que tem como objetivo principal salvaguardar o bom e correto funcionamento de qualquer equipamento ou dispositivo, seja ele integrado na área da saúde ou em áreas divergentes. Numa unidade hospitalar, o engenheiro biomédico pode exercer diferentes funções na área da manutenção, desde a gestão e coordenação de uma equipa de electromedicina e dos processos de manutenção inerentes, até à prática do cargo de técnico de manutenção. O técnico de manutenção tem um papel fundamental na inspeção de um equipamento médico, uma vez que este tem como função avaliar o estado de funcionalidade dos equipamentos e corrigir anomalias que surjam com a utilização e desgaste dos mesmos. O objetivo principal deste estágio, consistiu na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, sobre manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos hospitalares. A integração na equipa móvel, permitiu o conhecimento de diferentes realidades na zona norte do país. A permanência constante, junto de um técnico superior, foi um fator determinante, no processo de aprendizagem que, permitiu observar in loco, algumas das adversidades da manutenção de equipamentos. Os conceitos adquiridos na fase inicial do estágio foram relevantes para a integração e adaptação na equipa residente do Hospital CUF Porto. Nesse período foram realizadas manutenções preventivas a uma vasta gama de equipamentos médicos tendo como fonte de referência os procedimentos implementados pela Assistência Total em Manutenção (ATM) e as considerações dos fabricantes, e ainda algumas intervenções corretivas.