IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado
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Browsing IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado by advisor "Alves, Caetano"
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- Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet GroupPublication . Costa, Andreia Resende Gomes da; Alves, CaetanoAo longo do estágio curricular realizado na marca DelightFULL, surgiu o interesse em compreender de que forma a marca estruturava e delineava as suas estratégias de comunicação, tendo em conta a sua abrangência global e a diversidade de mercados onde atua. À medida que a integração na marca foi evoluindo, tornou-se percetível que a sua comunicação nem sempre era adaptada ou personalizada consoante o mercado para o qual esta estava a comunicar. Este fator fazia com que as estratégias nem sempre fossem suficientemente eficazes e que não permitissem por vezes alcançar os objetivos estabelecidos pela marca, chegando a tornar-se ser mal percecionada por parte de alguns potenciais clientes que se mostravam desagradados com algumas estratégias. Tornou-se então foco de interesse compreender quais os ajustes e sugestões necessários de forma a melhorar a experiência que a marca oferece aos seus clientes e potenciais clientes. Tendo isto em conta foi desenvolvida uma revisão da literatura focada em temas como o luxo, as marcas de luxo, os seus consumidores e a sua comunicação bem como o tema da adaptação cultural. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa, tendo em conta a necessidade de compreender comportamentos e práticas da marca. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semiestruturadas a membros da DelightFULL e a consumidores de luxo para a recolha de dados primários e através da observação e de documentos internos como fonte de dados secundários. O objetivo deste relatório passa por sugerir um conjunto de alterações às estratégias da marca tendo como base a estrutura da marca, a perceção e aspetos valorizados pelos consumidores de luxo assim como os fatores a ter em conta na adaptação cultural, segundo modelos de autores-chave da revisão da literatura.
- Análise dos fatores de sucesso da Nubank no cenário PortuguêsPublication . Reinhardt, Caio Lemela; Alves, CaetanoNos últimos anos, o marketing evoluiu de maneira considerável, a partir do aumento da taxa de penetração das redes móveis quanto pelo aumento da capacidade dos dispositivos móveis, surgindo novos desafios no que diz respeito à comunicação entre empresas e consumidores. As gestões corretas dos componentes do marketing, da fidelização e da inovação, irão definir o sucesso ou o fracasso, afinal os consumidores hoje possuem grande quantidade de conhecimento ao toque de um dedo. O Nubank soube utilizar dessas novas técnicas e com 7 anos de mercado, é o maior banco digital fora da Ásia. A primeira fase da investigação caracterizou-se pela recolha de informações que façam o ligamento das áreas consideradas os grandes diferenciais do Nubank, bem como a caracterização do perfil português de utilizadores deste serviço com base em estudos prévios. A partir do modelo de investigação, com o desenvolvimento de um questionário, buscou-se validar os dados e caracterizar perfis sociodemográficos e de utilização tanto dos serviços bancários quanto de utilização de internet. Os dados coletados permitiram identificar que as ferramentas de marketing são de grande relevância e um componente crucial no que diz respeito à atuação de instituições do gênero para um bom índice de satisfação entre os seus clientes, criando uma cadeia de clientes fiéis que irão recomendar a marca nos meios tradicionais e digitais. Desse modo, trata-se de um contributo que permite dar às empresas mais uma visão a respeito do cenário português acerca do setor.
- Atributos determinantes na escolha de um hotel para os portugueses residentes no distrito do PortoPublication . Bispo, Mafalda; Alves, CaetanoO tema a estudar na presente dissertação resulta da identificação de lacunas no que toca à compreensão dos atributos que influenciam e determinam o processo da tomada de decisão de compra aquando da escolha final de um hotel, dos portugueses residentes no distrito do Porto. A identificação de padrões de consumo nos diferentes segmentos de mercado resulta na compreensão das determinantes na escolha e, consequente compra, de uma estadia de, pelo menos, uma noite, num hotel. O comportamento do atual consumidor de serviços hoteleiros irá, inegavelmente, afetar a economia das empresas neste setor bem como deverá moldar e orientar as estratégias das unidades hoteleiras. Na perspetiva da oferta por parte das empresas hoteleiras, tendo em conta as novas tendências deste mercado, a maior facilidade em aceder à informação por parte do consumidor bem como a crescente concorrência no setor que leva ao aumento da competitividade, torna-se imprescindível conhecer o seu consumidor e potencial consumidor para, estrategicamente, saber influenciar no momento da decisão de escolha através das ferramentas de marketing disponíveis. As conclusões deste estudo pretendem fornecer aos hotéis informações importantes no que se refere à estratégia de segmentação, desenvolvimento de produtos e comunicação de marketing.
- Avaliação da qualidade do serviço de saúde da maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E.P.EPublication . Nápoles, Anna Izabel Meleipe de; Alves, CaetanoAtualmente, os serviços têm de ser providos de alta personalidade, pois o consumidor está a ficar cada vez mais exigente. É importante avaliar de forma permanente o comportamento do indivíduo para que, se houver algum tipo de acontecimento que não vá de encontro aos seus desejos conseguir reconquistá-lo. Portugal tem reunido esforços para melhorar a qualidade dos seus serviços e reorganizar o setor hospitalar, pois o consumidor quando recorre aos cuidados de saúde, espera que as suas expectativas e necessidades sejam satisfeitas. Assim, é fundamental que a gestão das instituições seja voltada para o paciente, pois trata-se de um assunto tão humano. O objetivo da presente investigação assenta em perceber a qualidade do serviço de maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E. P. E., na ótica das parturientes e dos profissionais de saúde. A qualidade será mensurada através do instrumento SERVQUAL, assente em cinco dimensões: tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia, onde serão avaliadas as expectativas e perceções, de modo a perceber qual das dimensões mais impacta na definição de qualidade para esta amostra. O presente estudo de caso possui uma técnica de recolha de dados qualitativa, com triangulação de técnicas, qualitativas e quantitativas, com recurso a técnica de análise de dados quantitativos. Para a obtenção de resultados foram realizados questionários, durante 41 dias a parturientes e profissionais de saúde, tendo sido alcançada uma amostra de 94 e 41 respondentes, respetivamente. Os resultados evidenciam que os diferentes grupos partilham opiniões diferentes para a definição de qualidade. Para as parturientes, a dimensão empatia e capacidade de resposta foram as mais evidentes para a definição de qualidade, enquanto para os profissionais de saúde, foram as dimensões tangibilidade, segurança e empatia.
- Braga Smart City: perceções e realidadePublication . Mota, João Manuel Magalhães da; Alves, CaetanoAs cidades inteligentes estão a emergir como uma estratégia para mitigar os problemas criados pelo rápido crescimento populacional urbano. Por outro lado, as organizações públicas produzem uma enorme quantidade de dados na execução das suas tarefas que podem ser utilizados para promover a transparência da gestão pública. Face a esta realidade, procurou-se fazer um estudo sobre os conceitos de Smart Cities e de Open Government Data com base em estudos existentes na área, onde se percebeu que as cidades inteligentes têm um enorme potencial para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, através por exemplo, das novas formas de mobilidade. A dinâmica constante das cidades, alimentada pelo uso das tecnologias e o desejo dos cidadãos por uma maior transparência pública, resultou na oportunidade de fazer esta investigação. Para esse efeito, o objetivo geral deste estudo é entender a influência do Open Government Data na dimensão mobilidade de uma Smart City. Por cada cidade ser única e necessitar de abordagens diferentes para ser inteligente, optou-se por fazer um estudo de caso sobre a cidade de Braga. Para dar respostas aos objetivos desta investigação fizeram-se duas entrevistas a responsáveis pela gestão da cidade e um questionário à população residente de Braga. Este estudo permitiu evidenciar a importância do Open Government Data na transformação de uma cidade convencional numa cidade inteligente, pois permite uma maior compreensão dos problemas e envolve os stakeholders nas tomadas de decisão. Para além disso, foi possível identificar as diferenças entre aquilo que é a visão da população para a mobilidade em relação aos planos do município.
- Comportamento dos consumidores e as suas decisões de compra perante os produtos sustentáveis: Estudo de caso da gama join life do grupo InditexPublication . Costa, Sofia Gonçalves da; Alves, CaetanoA indústria da moda tem mudado ao longo dos anos, e as marcas têm tentado acompanhar essa evolução, durante o seu processo de negócio com os consumidores, uma vez que estes, cada vez mais, procuram produtos diferentes e dentro dos seus padrões. A evolução levou a que fossem criados os produtos Join Life. Neste caso, como em quase todos, as opiniões dividem-se, visto que existem muitos consumidores a favor, outros contra e existem ainda aqueles que desconhecem o conceito. No entanto, atualmente, o número de compras online tem vindo a aumentar, por se interligarem ao conforto e comodidade, e por esse motivo, torna-se mais complexo, facultar aos consumidores a qualidade dos produtos que, normalmente, é sentida com o toque. É notório que essa diferença de ideias ou opiniões é visível também pelas diferenças de gerações e por esse motivo, as marcas devem saber qual o seu público alvo e como o atingir. Dessa forma, marcas deverão perceber como inovar, conseguindo assim transformar a compra online, numa experiência o mais real e agradável possível, explicando ainda de que forma são fabricados os produtos Join Life e evidenciando de que em nada altera a sua qualidade. Esta investigação tem o objetivo de estudar o comportamento do consumidor no processo de compra, relativamente aos produtos Join Life e perceber o que o faz optar por esse produto em detrimento de outro produto considerado “normal”, ou vice-versa. É ainda analisado o conhecimento dos consumidores sobre este conceito. Para tal, recorreu-se a uma abordagem quantitativa em que, a recolha de dados foi realizada através de um questionário online.
- Compreender o impacto do redesign de uma marca no processo de decisão de compra: estudo caso da rent-a-car AutatlantisPublication . Alves, Paulo Ricardo Rodrigues; Mena, Ricardo; Alves, CaetanoNum cenário onde o branding desempenha cada vez mais um papel crucial na competitividade, renovar a identidade visual pode ser uma maneira eficaz de transmitir modernidade, atender às expectativas sociais e culturais, e fortalecer a presença junto ao público-alvo. A transformação da imagem de marca tornou-se essencial para empresas que desejam acompanhar a rápida evolução do mercado e as preferências dos consumidores. Esta revisão é especialmente importante em mercados dinâmicos e altamente competitivos, onde as empresas precisam de se destacar para manter a sua relevância e atrair os potenciais consumidores. Esta pesquisa concentra-se na Autatlantis, uma locadora de automóveis nos Açores, que recentemente passou por uma renovação na sua identidade visual. O estudo tem como objetivo explorar a perceção dos consumidores sobre essa mudança e analisar como ela pode influenciar o reconhecimento da marca e o seu posicionamento no mercado. Com base em entrevistas qualitativas com consumidores, líderes do setor e profissionais de design, procura-se obter um entendimento abrangente sobre o impacto do redesign de uma marca estabelecida, examinando se a atualização da sua identidade visual altera ou não a perceção pública da empresa. Este estudo também oferece insights práticos e teóricos que possam ser úteis para empresas interessadas em reformular a sua imagem a fim de se alinhar com as mudanças do mercado. Em vez de focar exclusivamente no caso Autatlantis, a pesquisa pretende aumentar o conhecimento sobre como estratégias de redesign impactam a estratégia de branding global de uma marca, enfatizando a importância de uma abordagem planeada e centrada no consumidor para garantir sucesso nessa transição. No final da investigação, espera-se que os resultados forneçam orientações valiosas para empresas desejosas por um vínculo mais sólido com os seus consumidores, especialmente em ambientes desafiadores e competitivos.
- Dossier estratégico de marketing aplicado ao ecoturismoPublication . Aquino, Rui Alexandre Galveias; Pires, Henrique; Alves, CaetanoEste projeto profissional tem a pretensão de juntar a um quadro conceptual de turismo, marketing e estratégia um conjunto de orientações práticas que permitam, de uma forma estruturada e planeada, uma adequação da oferta, utilizando os recursos disponíveis com o mínimo impacto ambiental, preocupações éticas e socialmente responsáveis, com elevadas práticas de sustentabilidade e o maior retorno financeiro para a atividade económica de ecoturismo. O trabalho está dividido em seis capítulos com o segundo, terceiro e quarto centrados numa abordagem teórica e conceptual, assente nos autores e estudos mais prementes para o objeto em estudo. O quinto capítulo procura oferecer um quadro de opções estratégicas que permitam qualificar e diferenciar as microempresas operantes no setor do turismo de natureza, concretamente a modalidade de ecoturismo, que tem atualmente o maior índice de crescimento anual. O sexto capítulo é a conclusão.
- As estratégias de responsabilidade social corporativa como ferramenta de employer branding na atração e retenção de talent: o estudo de caso da MinderaPublication . Carneiro, Ruben Gonçalo Vinha; Alves, CaetanoNum contexto de crescente competitividade global e escassez de talento no setor das tecnologias de informação em Portugal, as organizações veem-se obrigadas a desenvolver novas estratégias para se destacarem como um local de eleição para trabalhar e que, assim, permitam a atração e retenção de novos talentos. O objetivo deste relatório de estágio é compreender a influência da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa como ferramenta de Employer Branding na atração e retenção de talento na empresa Mindera. A investigação foca-se em como estas estratégias de RSC da empresa, com especial destaque para a Mindera School, são percebidas e qual o impacto que tem. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa, utilizando o estudo de caso para analisar o fenómeno da organização. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a um total de oito pessoas. A amostra foi composta por ex-alunos do projeto Mindera School e atuais colaboradores da Mindera, outros colaboradores da Mindera e por fim, indivíduos externos. Os resultados demonstram que as estratégias de RSC da Mindera são um pilar fundamental da sua marca empregadora e são vistas pelos colaboradores como uma expressão autêntica dos valores da organização.
- Fatores influenciadores das expectativas da qualidade de serviços de entregaPublication . Chaves, Eva; Alves, CaetanoO crescimento dos serviços de entrega tem revelado a importância de as empresas prestarem maior atenção aos parâmetros de qualidades que pretendem garantir nos seus serviços. Numa altura de pandemia, as exigências dos consumidores finais intensificaram-se e tornam-se mais complexas, enquanto as empresas lutam para se distinguir no mercado e conquistar vantagem competitiva. Nesta nova realidade, em que se encontra o mercado global, as compras online têm se intensificado, dando assim ainda mais destaques às entregas. Em consequência deste cenário, o primeiro contacto, entre o consumidor e a empresa, que eram antes no espaço físico da marca, passou a ser feito através das empresas de entregas, o que faz com que a qualidade entregue por estes serviços se torne crucial nas estratégias atuais das empresas. Por isso, este estudo objetiva compreender quais os fatores sociodemográficos e quais os hábitos de consumo, capazes de influenciar as expectativas dos clientes em relação aos serviços de entrega e se há alguma relação entre este fatores, bem como de identificar quais as variáveis mais significativas, de forma a chegar à conclusão se existe alguma dimensão da qualidade (tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia) com maior importância para os clientes. Para tal a revisão da literatura focou-se no conceito de serviços e respetivo marketing, na definição de qualidade e de qualidade de serviços, na avaliação da qualidade, em dois dos principais modelos de avaliação e mensuração e por último no modelo SERVQUAL, que foi o modelo escolhido para aplicar e consequentemente perceber quais as expectativas dos clientes em relação a este tipo de serviços. Dessa forma, foram distribuídos os inquéritos via online, no Instagram e Facebook, no qual foram obtidas 133 respostas. No final, os resultados demonstraram que tanto os dados sociodemográficos como os hábitos de consumo influenciam de facto as expectativas dos clientes e que todas as dimensões apresentam o mesmo grau de importância.
