ISEC Lisboa - Mestrado em Intervenção Precoce
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Intervenção Precoce by advisor "Almeida, Isabel Chaves de"
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- Um projeto de colaboração entre um agrupamento de referência para a Intervenção Precoce uma ELI e uma câmara municipal no Âmbito de Crianças com PEA e suas famílias: dinamização de uma Unidade de Ensino Estruturado num agrupamento de referência para a Intervenção PrecocePublication . Magalhães, Luísa Maria de Fátima Flora de Assunção; Almeida, Isabel Chaves de; Felgueiras, IsabelCabe à escola prever respostas educativas de forma a educar com sucesso todas as crianças, incluindo as com problemas de Autismo. O Autismo tem como principal característica a inata imobilidade de estabelecer contacto afectivo e interpessoal, que dificulta a sua interação social. A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças. Este aspecto é muito valorizado ao nível da IP na infância. Este projecto tem como propósito rentabilizar uma Unidade de Ensino Estruturado já existente, num Agrupamento de Referência para a IP, através de um protocolo entre a Escola/ELI/Câmara Municipal, destinado a crianças dos 3 aos 6 anos, assim como desenvolver ações que promovam competências a pais e educadores que convivem com estas crianças. Este estudo estrutura-se inicialmente por uma fundamentação teórica que conduz à sua concretização prática. Assim, foram abordados conceitos de IP, Autismo, Inclusão, Ensino Estruturado, Metodologia TEACCH. Para sua concretização prática recorremos ao levantamento dos recursos necessários e a questionários semi-estruturados como instrumentos de recolha de dados, posteriormente apresentados. Os dados deste projecto permite-nos concluir a necessidade de uma sala de ensino estruturado para crianças autistas, na área geográfica a que se destina.
- Relações entre factores de risco e necessidades das famíliasPublication . Ferro, Carla Alexandra Teixeira; Almeida, Isabel Chaves de; Felgueiras, IsabelEsta investigação pretende identificar as necessidades das famílias de crianças com problemas de desenvolvimento e/ou em risco, apoiadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Reguengos de Monsaraz e Mourão e conhecer de que modo as características sociodemográficas se relacionam com as suas necessidades. Participam neste estudo 50 famílias apoiadas pela ELI de Reguengos de Monsaraz e Mourão. É um estudo é de natureza quantitativa, descritiva e exploratória e recorre a três instrumentos de recolha de dados: a Ficha de Caracterização Sócio - demográfica da Família; a Ficha de Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce (ODIP - versão portuguesa da ODAT2008) e o Inventário das Necessidades da Família (Family Needs Survey, Bailey, D.B. & Simeonsson, R.J., 1988). De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que (1) as necessidades mais frequentes são as Necessidades de Informação e as Necessidades de Apoio Económico; (2) existe uma associação entre a Idade da Mãe e as Necessidades de Explicar a Outros; entre o Estatuto Socioeconómico da família e as Necessidades de Apoio Familiar e Social e as Necessidades de Outras Ajudas Profissionais; e não se verifica nenhuma relação entre o Grau de Instrução e as Necessidades das Famílias; (3) não existem diferenças estatisticamente significativas entre as Necessidades das Famílias com Quatro ou Mais Fatores de Risco e as Necessidades das Famílias com Menos de Quatro Fatores de Risco; (4) os Fatores Biológicos não se relacionam com as necessidades das famílias; (5) existe uma associação entre os Fatores de Risco Familiares e Ambientais com algumas Necessidades das Famílias. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
- Relações entre fatores de risco e necessidades das famíliasPublication . FERRO, CARLA ALEXANDRA TEIXEIRA; Almeida, Isabel Chaves de; Felgueiras, IsabelEsta investigação pretende identificar as necessidades das famílias de crianças com problemas de desenvolvimento e/ou em risco, apoiadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Reguengos de Monsaraz e Mourão e conhecer de que modo as características sociodemográficas se relacionam com as suas necessidades. Participam neste estudo 50 famílias apoiadas pela ELI de Reguengos de Monsaraz e Mourão. É um estudo é de natureza quantitativa, descritiva e exploratória e recorre a três instrumentos de recolha de dados: a Ficha de Caracterização Sócio - demográfica da Família; a Ficha de Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce (ODIP - versão portuguesa da ODAT2008) e o Inventário das Necessidades da Família (Family Needs Survey, Bailey, D.B. & Simeonsson, R.J., 1988). De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que (1) as necessidades mais frequentes são as Necessidades de Informação e as Necessidades de Apoio Económico; (2) existe uma associação entre a Idade da Mãe e as Necessidades de Explicar a Outros; entre o Estatuto Socioeconómico da família e as Necessidades de Apoio Familiar e Social e as Necessidades de Outras Ajudas Profissionais; e não se verifica nenhuma relação entre o Grau de Instrução e as Necessidades das Famílias; (3) não existem diferenças estatisticamente significativas entre as Necessidades das Famílias com Quatro ou Mais Fatores de Risco e as Necessidades das Famílias com Menos de Quatro Fatores de Risco; (4) os Fatores Biológicos não se relacionam com as necessidades das famílias; (5) existe uma associação entre os Fatores de Risco Familiares e Ambientais com algumas Necessidades das Famílias. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
- A transição para o primeiro ciclo do ensino básico: Questões da transição de crianças elegíveis no âmbito da Intervenção Precoce na infânciaPublication . Alves, Paulo Jorge Mucharreira; Almeida, Isabel Chaves deEste trabalho tem como o objectivo principal reflectir sobre as questões da transição de crianças elegíveis no âmbito da intervenção precoce na infância para o primeiro ciclo do ensino básico, defendendo uma perspectiva sistémica, baseada na teoria bioecológica de Bronfenbrenner (1994), que pressupõe a existência de influências multidireccionais intra e entre sistemas, inclusive ao nível do sistema familiar, do sistema educativo e de outros sistemas da comunidade, tal como os serviços que prestam apoio no âmbito da intervenção precoce na infância. Assim, pretendemos saber em que medida os dados empíricos recolhidos na investigação suportam ou não a teoria anteriormente referida e, simultaneamente, contribuir para identificar práticas eficazes a implementar nos processos de transição. Foram aleatóriamente convidados a participar doze pais de crianças em risco de desenvolvimento ou com alterações nas estruturas e/ou funções do corpo, que transitaram para o primeiro ciclo do ensino básico e que residem e frequentam as escolas da área do concelho de Torres Vedras. Sendo este um estudo essencialmente exploratório, as percepções dos participantes sobre os acontecimentos decorridos durante o processo de transição, foram identificadas através de entrevistas semi-estruturadas e os dados recolhidos foram posteriormente analisados e interpretados com base numa metodologia essencialmente qualitativa. Os dados obtidos apoiaram a concepção da transição referida anteriormente e contatámos que, segundo a percepção dos pais, os procedimentos e práticas dos profissionais, nomeadamente no que respeita ao planeamento do processo de transição, à promoção da colaboração e comunicação entre os participantes e ao suporte prestado à família, são determinantes sobre os resultados do processo que os pais percepcionam relativamente à criança e à família. Por fim, importa salientar que esta se trata de uma investigação que utiliza uma amostra relativamente reduzida, cujos resultados não podem, obviamente, ser generalizados a outras populações. No entanto, apesar das limitações, pensamos que este trabalho poderá ser considerado como sendo um ensaio piloto que recolhe evidências empíricas preliminares que poderão ser úteis a outros estudos a desenvolver com amostras mais robustas.