ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo by advisor "Dores, Delfim"
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- Céu único europeuPublication . Gomez, Jesús; Dores, Delfim; Duque, JoãoComo consequência da componente geopolítica do continente europeu, o sistema de gestão do tráfego aéreo (ATM) apresenta significativas ineficiências por causa da forte fragmentação deste sistema. Consequentemente, na atualidade existem e convivem um grande número de organizações nacionais e de sistemas tecnológicos de controlo de tráfego aéreo que não são competitivos, com um claro impacto no desempenho do Sistema e sobre os custos dos seus utilizadores (companhias aéreas). No fim dos anos 90, e como consequência dos alarmantes atrasos registados no Sistema ATM, a União Europeia lançou o programa do Ceu Único Europeu (SES – Single European Sky) por forma a iniciar o maior processo de reforma do Sistema ATM Europeu e resolver os problemas identificados. O presente estudo de Mestrado analisará em pormenor o atual Sistema ATM Europeu e as ineficiências que apresenta, o que permitirá identificar as hipóteses que permitam justificar o caminho a seguir para a construção do processo de reforma do Sistema ATM e do futuro cenário europeu no âmbito dos serviços de navegação aérea que, fundamentalmente, procurarão três grandes objetivos: a melhoria do desempenho, a implementação dos blocos funcionais de espaço aéreo (FAB’s) e o desenvolvimento de uma componente tecnológica associada (programa SESAR). De forma abstrata, é possível concluir que são incontestáveis as vantagens que o programa SES poderá trazer para a aviação civil europeia ao pretender aumentar a eficiência na gestão do tráfego aéreo e da prestação dos serviços de navegação aérea através da redução da fragmentação do espaço aéreo europeu, e da interoperabilidade dos sistemas técnicos a operar. Com a reforma do Sistema ATM europeu são inúmeros os desafios para os atuais prestadores de serviços de navegação aérea que vão ter que preparar um longo, critico e intenso processo de transição que passará por adotarem novos modelos de negócio baseados na cooperação e na criação de alianças estratégicas por forma a ganhar a flexibilidade necessária para a inovação e a otimização dos seus recursos e serviços.
- Critérios de regulamentação-base aplicável à operação das aeronaves não tripuladas (Drones) em espaço aéreo nacionalPublication . Matias, Gonçalo; Dores, Delfim; Santos, Pedro Piscos dosSe há poucos anos não era possível prever que a indústria das aeronaves não tripuladas (drones) pudesse registar um avanço tecnológico tão assinalável, menos previsível seria o crescimento que esta indústria comportaria no seio da aviação civil. É provável que aumente o número de drones em uso, bem como a variedade de finalidades da sua utilização – inclusive, que esta tecnologia venha a substituir as aeronaves tripuladas em muitas das operações comerciais. No entanto, para que tal seja possível, é necessário responder à pergunta "como irão os drones partilhar o espaço aéreo com dezenas de milhar de aeronaves tripuladas existentes, de forma segura e sustentável?". Nesta dissertação de tese de mestrado é proposto um conjunto de requisitos e limitações operacionais que encontram fundamento ora em regulamentação já existente, ora em propostas de regulamentação ainda em estudo. Ainda que os critérios que devem subjazer à regulamentação nacional que venha a ser definida tenham por base as melhores práticas desenvolvidas em diversos Estados, importa realçar que tais referenciais não estão harmonizados entre si – e que a mera análise dos pressupostos subjacentes à definição dos parâmetros de referência de cada uma das regulamentações exigiria uma investigação autónoma e exaustiva. A presente dissertação toma como válida a regulamentação dos diversos Estados, não cabendo no âmbito desta questionar a sua racionalidade ou legitimidade. A integração total da operação dos drones só será possível com a implementação de um sistema regulamentar baseado no risco da operação, proporcional e progressivo. É este o racional subjacente ao conceito de operação aplicável aos drones – pelo que se propõe um conjunto de regras, requisitos e limitações operacionais que permitem integrar parcialmente a operação de drones em espaço aéreo nacional, nomeadamente a operação que representa um risco inferior ao das aeronaves tripuladas, bem como a operação em linha de vista do operador. Finalmente, importa referir que ao longo desta dissertação foram identificadas diversas linhas de investigação que, apesar de estranhas ao âmbito da presente análise, devem ser merecedoras de uma investigação específica e autónoma.
