ISCIA - DEPCI - Dissertações, Relatórios e Projectos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCIA - DEPCI - Dissertações, Relatórios e Projectos by advisor "Bismarck, José"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão Operacional dos Meios Aéreos. Caso de Estudo Heliporto Municipal de LouléPublication . Magalhães, Alexandre; Bismarck, JoséO presente trabalho, elaborado no âmbito da Dissertação de Mestrado de Gestão de Emergência e Socorro, tem como principal objetivo a sensibilização para a introdução na formação inicial de bombeiro da Escola Nacional de Bombeiros a formação envolvendo os acidentes com meios aéreos, a finalidade é obter medidas preventivas e orientadoras para ocorrências desta natureza, outro objetivo desta dissertação é verificar a necessidade de melhorias a adotar nos heliportos, tendo como estudo de caso o Heliporto Municipal de Loulé. Para tal, foi elaborado um exercício à escala total em que foram postos em prática tempos e respostas de procedimentos, bem como a introdução no exercício de outros agentes de proteção civil. Para criar a discussão e olhando para o presente e os objetivos das políticas mundiais, com as metas ambientais e busca incessante de redução de taxas de carbono, terão de ser criadas infraestruturas para receber operações de drones de transporte de passageiros, uma realidade cada vez mais próxima. A agência de aviação European Union Aviation Safety Agency (EASA), já tem protótipos desenhados para esta nova realidade (EASA Pro, 2022).
- A PROFISSIONALIZAÇÃO DO SOCORRO, UMA PROBLEMÁTICA LOCAL, UMA SOLUÇÃO INTERMUNICIPAL.Publication . Pereira, Nuno; Bismarck, JoséA proteção civil é uma atividade que tem caráter permanente, multidisciplinar e plurissectorial. É desenvolvida pelo Estado, Autarquias, entidades publicas e privadas e pelos cidadãos, tem como objetivo prevenir riscos, atenuar os seus efeitos e proteger as pessoas e os bens em perigo. As operações proteção e socorro são uma atividade desenvolvida pelos organismos, serviços e entidades, de nível nacional, distrital e municipal devidamente organizados no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro. A primeira intervenção numa operação de socorro assenta sobretudo nos Corpos de Bombeiros, dado que são o Agente de Proteção Civil mais representativo e com melhor distribuição geográfica pelo território, não obstante de haver recurso a outras entidades, como o INEM, a CVP, a GNR, a PSP, entre outros.
- Segurança contra incêndios em edifícios no tecido empresarial de Castelo de PaivaPublication . Gonçalves, Rui; Bismarck, José
