IPS - ESS - BIBLIOTECA
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESS - BIBLIOTECA by advisor "Alves, Dina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiroPublication . Figueira, Fernanda Rosa Grillo; Alves, Dina; Castro, AnaEste estudo tem como objetivo principal caracterizar o conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e de português brasileiro, num processo de nomeação por confrontação visual. Participaram no estudo 11 crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, falantes bilingues de PE e PB, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. É um estudo do tipo transversal, descritivo e comparativo, que teve por base para a avaliação o subteste Vocabulário do instrumento de linguagem infantil ABFW (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes & Wertzner, 2011), subteste que consiste na verificação de nove campos concetuais – vestuário, animais, alimentos, meios de transporte, móveis e utensílios, profissões, locais, formas e cores, brinquedos e instrumentos musicais. As respostas das crianças foram analisadas qualitativa e quantitativamente. Como o teste é destinado à população brasileira, fez-se um controlo com adultos falantes nativos de português europeu para verificar quais os vocábulos que têm diferentes rótulos nas duas línguas. Verificou-se que as crianças bilingues preferem nomear uma palavra de PB em PE. Com base nas respostas das crianças, considera-se que de acordo com as dimensões do bilinguismo, as criaças deste estudo enquadram-se no bilinguismo subtrativo, infantil e endógeno.