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Abstract(s)
A simulação, consiste na aplicação de modelos virtuais que permitem expor os 
utilizadores dos sistemas de simulação a condições muito próximas da realidade. A 
simulação e os seus meios relacionam-se com a avaliação na medida em que possibilitam a 
sua realização, eliminando despesas relacionadas com a utilização do sistema de armas real, 
por exemplo, e no caso concreto das guarnições de carros de combate do exército português, 
em termos de combustível, munições e lubrificantes.
No caso português, a avaliação das guarnições de carros de combate encontra-se 
tipificada pela publicação de treino do exército 245-01 “Avaliação de Guarnições de Carros 
de Combate Leopard 2 A6”. Neste documento encontramos o modelo nacional de avaliação, 
as suas fases, níveis de instrução e como fazer a análise de competências de cada função 
dentro da guarnição.
Este trabalho permitiu compreender como se processa a avaliação das guarnições em 
portugal e em espanha através dos seus modelos, analisar qual o papel da simulação e gerar
contributos capazes de complementar o modelo de avaliação nacional.
Começou-se, inicialmente, por explorar os modelos português e espanhol no que à 
avaliação das guarnições do carro de combate Leopard 2 diz respeito, passando depois a 
como está materializada a integração da simulação e dos seus sistemas nestes mesmos 
modelos e por fim quais os meios associados aos sistemas de simulação utilizados na 
avaliação, por forma a dar resposta às questões de investigação.
Concluiu-se sobre o elevado grau de dependência portuguesa dos sistemas de 
simulação espanhóis e a carência de meios de simulação que não requeiram a utilização dos 
meios reais. A solução passaria pela aquisição de uma torre de simulação equiparada à 
existente em espanha, de modo a poder avaliar os baixos escalões em território nacional. Por 
outro lado, continuaríamos a utilizar os sistemas espanhóis a um escalão mais elevado, de 
modo a manter as relações bilaterais entre os dois países e contornar os custos avultados da 
aquisição desta tipologia de sistema de simulação.
A metodologia adotada foi qualitativa, uma vez que esta é essencialmente indutiva e 
descritiva, constituindo-se o investigador como elemento principal (Santos & Lima, 2019, 
p. 27)
Description
Keywords
 Simulação   Publicação de Treino do Exército 245-01. 
