Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto da eficácia da liderança no bem-estar em contexto laboral: o papel mediador das emoções

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Diogo Espírito Santo.pdf646.54 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A forma como o líder se relaciona com os seus liderados contribui significativamente para o seu bem-estar em contexto laboral e para o desenvolvimento de emoções positivas ou negativas. Esta dissertação aborda esta temática e tem como objetivo analisar o papel mediador das emoções na relação existente entre a perceção dos colaboradores sobre a eficácia da liderança e o seu bem-estar em contexto laboral. A amostra foi constituída por 255 indivíduos que trabalham por conta de outrem, com idades compreendidas entre os 18 e os 66 anos e dos quais 61.2% pertencem ao sexo feminino. Os dados foram recolhidos através do Index of Psychological Well-Being at Work (IPWBW), da Scale of Positive and Negative Experience (SPANE) e da Perceived leadership effectiveness (PLE). Os resultados demonstraram que a eficácia da liderança impacta positivamente o bem-estar em contexto laboral e as emoções positivas, verificando-se que quanto mais melhor é a perceção dos colaboradores sobre a eficácia da liderança, menor é a sua tendência manifestar emoções negativas. Também se apurou que o bem-estar em contexto laboral é favoravelmente influenciado pelas emoções positivas e inversamente afetado pelas emoções negativas, o que sugere que os níveis de positividade têm uma importância significativa na forma como os trabalhadores se sentem no seu local de trabalho. Constatou-se, ainda, que quando as emoções, tanto as positivas como as negativas, entram no modelo com o estatuto de mediadoras, o efeito da eficácia da liderança diminui apesar de se manter significativo, o que indica que a mediação é parcial.

Description

Keywords

Eficácia da liderança Emoções positivas Emoções negativas Bem-estar em contexto laboral

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue