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Authors
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Abstract(s)
Partindo do pressuposto que o público em geral tem um orçamento limitado fruto dos
rendimentos obtidos das suas atividades (recursos financeiros), terá que obrigatoriamente
tomar uma das seguintes decisões quanto à sua utilização: consumo ou constituir poupança.
Este estudo tem como principal objetivo tentar compreender o porquê de alguns consumidores
e famílias conseguirem efetuar decisões de compras mais lógicas e acertadas do que outros.
Os dados da presente dissertação foram obtidos através da aplicação de um
questionário online – Google Forms - partilhado a partir da aplicação Facebook e também
enviado por email, a um universo de 196 indivíduos com diferentes níveis de escolaridade e
fontes de rendimento, com idade igual ou superior a 21 anos. Os resultados obtidos foram:
1 - Quanto mais irracionais os indivíduos forem nas suas tomadas de decisão de compra,
menos alfabetizados financeiramente o são.
2 - Quanto mais irracionais os indivíduos forem nas suas tomadas de decisão de compra,
menos capacidade de poupança terão.
3 - Quanto mais materialistas os indivíduos forem, mais propensões têm de ter um
comportamento compulsivo nas compras.
4 - Quanto mais analfabetos financeiramente os indivíduos forem, maior será a propensão
destes não gerarem poupança.
Description
Keywords
decisão irracional; comportamento compulsivo; iliteracia financeira; materialismo; capacidade de aforro