Publication
Family Nursing Game: Developing a board game
dc.contributor.author | Fernandes, Carla Sílvia | |
dc.contributor.author | Martins, MM | |
dc.contributor.author | Gomes, Bárbara | |
dc.contributor.author | Gomes, José Augusto | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Lucia Hisako Takase | |
dc.date.accessioned | 2020-09-23T17:20:33Z | |
dc.date.available | 2020-09-23T17:20:33Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | Some nurses in Portugal still have no training on family nursing and their professional practice is only based on their personal experience as a member of a family. The aim of this study is to describe the development of an educational tool, a board game called "Family Nursing Game", which was developed, tested and validated for nurses learning the content of family nursing within a hospital context. The development of the methodology followed the ten stages proposed by Jaffe, from the definition of the content, objectives, game formulation with its rules, evaluation of reliability and validity, until its testing with the target population. The results, from the evaluation of nurses who agreed to perform the board game test along with other educational strategies, highlighted their preference for the game, due to the source of interaction and reflection provided among participants, and motivation for family care, making the game a learning facilitator agent. | pt_PT |
dc.description.abstract | Parte de los enfermeros en Portugal no tienen formación en enfermería de familia y sus prácticas solamente se adaptan con la propia experiencia, siendo familia también. El objetivo fue describir los pasos metodológicos en el desarrollo de un juego de tablero para enseñar sobre familia llamado "Family Nursing Game". El mismo fue construido y validado para enseñar la enfermería de familia a los enfermeros en el contexto de los cuidados en una unidad hospitalaria. La metodología de este desarrollo siguió las diez etapas propuestas por Jaffe, desde la definición del contenido y objetivos, la formulación del juego con evaluación de su confiabilidad y validad hasta probarlo con la población. Como resultado, los enfermeros hospitalarios que sometieron a la prueba del juego, los mismos realizaron preferencia por este juego, entre otras estrategias educacionales, por la fuente de interacción y reflexión que permite a los participantes, motivación para cuidado de la familia y considerando al juego como agente facilitador del aprendizaje. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Esc Anna Nery 2016;20(1):33-37 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5935/1414-8145.20160005 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1414-8145 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33406 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem de família | pt_PT |
dc.title | Family Nursing Game: Developing a board game | pt_PT |
dc.title.alternative | Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família | pt_PT |
dc.title.alternative | Family Nursing Game: Desarrollando un juego de tablero sobre la familia | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 37 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem | pt_PT |
oaire.citation.volume | 20 | pt_PT |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Gomes | |
person.givenName | Carla Sílvia | |
person.givenName | Maria Manuela | |
person.givenName | Bárbara | |
person.identifier.ciencia-id | 071C-71BB-0CAB | |
person.identifier.ciencia-id | 3A1D-066F-1F85 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7251-5829 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1527-9940 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9312-8051 | |
person.identifier.rid | K-4369-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56656532000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55044850200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1a01c19d-4551-4d80-bf12-69e5eb737bac | |
relation.isAuthorOfPublication | 2f651969-be11-4d4f-a6ad-44e6b0bc3156 | |
relation.isAuthorOfPublication | f128c193-26be-40c3-a936-21799ec8ca05 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2f651969-be11-4d4f-a6ad-44e6b0bc3156 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1