Repository logo
 
Publication

Perceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digital

dc.contributor.authorBaptista, Dina
dc.contributor.authorPereira, Hawayla
dc.contributor.authorToledo, Isabela
dc.date.accessioned2023-12-10T09:30:44Z
dc.date.available2023-12-10T09:30:44Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.description.abstractA aprendizagem ativa é cada vez mais um dos pilares fundamentais do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesta, o professor atua como um facilitador do processo de aprendizagem do qual o estudante passa a ser protagonista e corresponsável pela sua própria aprendizagem. Das várias estratégias possíveis da aprendizagem ativa, o portefólio assume-se, por um lado, como instrumento facilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento de competências fundamentais, como a autonomia ou a criatividade e, por outro lado, como estratégia de aprendizagem ativa e participativa, que favorece a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Através de um processo de (re)construção do conhecimento, que exige um trabalho reflexivo contínuo de interação entre docente e discente, o recurso ao portefólio também privilegia a autorregulação da aprendizagem, através de uma tomada de consciência gradual da aprendizagem por parte do estudante. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia pedagógica do portefólio individual, no sentido de compreender de que forma é que este favorece a aprendizagem da escrita em contexto digital o desenvolvimento de competências transversais, cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras. Pretende-se analisar a perceção dos estudantes a respeito do processo de construção do portefólio, na unidade curricular de Escrita para Internet, integrada no mestrado em Marketing e Comunicação digital, ministrada na Universidade de Aveiro (Portugal). Depois de uma breve reflexão sobre estratégias de aprendizagem ativa, com particular enfoque no portefólio como estratégia focada na autorreflexão e no processo de aprendizagem, analisam-se os resultados de um inquérito por questionário, através do Software SPSS, aplicado aos estudantes da unidade curricular em análise, para avaliar a estratégia pedagógica aplicada. Por fim, tendo por base os resultados obtidos identificam-se potenciais constrangimentos e estratégias de melhoria para trabalhos futuros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doiBaptista, D., Pereira, H., and Toledo, I. (2023). Perception of Multimodal Portfolios as a Pedagogical Strategy for Learning Writing in a Digital Context. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13972. https://doi.org/10.55267/rtic/13972pt_PT
dc.identifier.issn2184-7665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48452
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIADITI Editionspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.rtic-journal.com/article/perception-of-multimodal-portfolios-as-a-pedagogical-strategy-for-learning-writing-in-a-digital-13972pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortefólio Multimodalpt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectEscrita, Internetpt_PT
dc.subjectEstratégica didáticapt_PT
dc.titlePerceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digitalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.titleRTIC - Revista de Tecnologias, Informação e Comunicaçãopt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13972.pdf
Size:
657.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format