Publication
Perceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digital
dc.contributor.author | Baptista, Dina | |
dc.contributor.author | Pereira, Hawayla | |
dc.contributor.author | Toledo, Isabela | |
dc.date.accessioned | 2023-12-10T09:30:44Z | |
dc.date.available | 2023-12-10T09:30:44Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.description.abstract | A aprendizagem ativa é cada vez mais um dos pilares fundamentais do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesta, o professor atua como um facilitador do processo de aprendizagem do qual o estudante passa a ser protagonista e corresponsável pela sua própria aprendizagem. Das várias estratégias possíveis da aprendizagem ativa, o portefólio assume-se, por um lado, como instrumento facilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento de competências fundamentais, como a autonomia ou a criatividade e, por outro lado, como estratégia de aprendizagem ativa e participativa, que favorece a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Através de um processo de (re)construção do conhecimento, que exige um trabalho reflexivo contínuo de interação entre docente e discente, o recurso ao portefólio também privilegia a autorregulação da aprendizagem, através de uma tomada de consciência gradual da aprendizagem por parte do estudante. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia pedagógica do portefólio individual, no sentido de compreender de que forma é que este favorece a aprendizagem da escrita em contexto digital o desenvolvimento de competências transversais, cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras. Pretende-se analisar a perceção dos estudantes a respeito do processo de construção do portefólio, na unidade curricular de Escrita para Internet, integrada no mestrado em Marketing e Comunicação digital, ministrada na Universidade de Aveiro (Portugal). Depois de uma breve reflexão sobre estratégias de aprendizagem ativa, com particular enfoque no portefólio como estratégia focada na autorreflexão e no processo de aprendizagem, analisam-se os resultados de um inquérito por questionário, através do Software SPSS, aplicado aos estudantes da unidade curricular em análise, para avaliar a estratégia pedagógica aplicada. Por fim, tendo por base os resultados obtidos identificam-se potenciais constrangimentos e estratégias de melhoria para trabalhos futuros. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | Baptista, D., Pereira, H., and Toledo, I. (2023). Perception of Multimodal Portfolios as a Pedagogical Strategy for Learning Writing in a Digital Context. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13972. https://doi.org/10.55267/rtic/13972 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-7665 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48452 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | IADITI Editions | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.rtic-journal.com/article/perception-of-multimodal-portfolios-as-a-pedagogical-strategy-for-learning-writing-in-a-digital-13972 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Portefólio Multimodal | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | Escrita, Internet | pt_PT |
dc.subject | Estratégica didática | pt_PT |
dc.title | Perceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digital | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | RTIC - Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1