Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Proposta de criação de curso de formação sobre a NP ISO 22320:2017

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paulo Manuel de Sousa Almeida.pdf2.38 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este projeto pretende responder à questão de partida que lhe deu origem – Como podemos melhorar a comunicação entre os atores envolvidos na gestão do incidente? Resulta da conjugação da experiência pessoal do autor onde, como instrutor na área da gestão de emergências e como bombeiro sapador se depara frequentemente com dificuldades de comunicação institucionais e interinstitucionais entre os diversos atores envolvidos na gestão de emergências e de um processo de pesquisa e exploração na busca de soluções que contribuam positivamente para a resolução da questão de partida. Se à primeira vista se considerou a tarefa de fácil execução, uma vez que existem Standards internacionais e nacionais relativos à gestão de emergências e a existência de plataformas que recebam um projeto deste tipo, a sua concretização evidenciou obstáculos que exigiram uma reflexão profunda acerca do que é o ato de ensinar online, do seu desenvolvimento até aos dias de hoje, bem como a testagem de uma metodologia que permitisse transmitir a “mensagem” de forma eficiente. Sendo a gestão de emergências um tema pouco trabalhado no ensino online de forma aberta e acessível a todos os interessados no processo, este estudo reveste-se de caráter exploratório. Não se pretende apresentar conclusões de carácter definitivo, pretende-se que o estudo seja visto como um contributo para futuros projetos de cursos online dedicados ao tema gestão de emergências. A dimensão e características do tema obriga a que neste trabalho se incluem assuntos relacionados com a história e do ensino à distância, um olhar histórico sobre o tema gestão de incidentes, a sua importância, leitura e interpretação de muitos documentos académicos, de diversos standards relativos ao tema gestão de emergências, conhecimentos de construção de ferramentas e metodologias, sem que com tal se esgotem todas as ramificações que um estudo desta natureza potencia.

Description

Keywords

Gestão de emergências, ISO, REA

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue