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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto pretende responder à questão de partida que lhe deu origem – Como 
podemos melhorar a comunicação entre os atores envolvidos na gestão do incidente? 
Resulta da conjugação da experiência pessoal do autor onde, como instrutor na área da 
gestão de emergências e como bombeiro sapador se depara frequentemente com 
dificuldades de comunicação institucionais e interinstitucionais entre os diversos atores 
envolvidos na gestão de emergências e de um processo de pesquisa e exploração na 
busca de soluções que contribuam positivamente para a resolução da questão de 
partida. 
Se à primeira vista se considerou a tarefa de fácil execução, uma vez que existem 
Standards internacionais e nacionais relativos à gestão de emergências e a existência de 
plataformas que recebam um projeto deste tipo, a sua concretização evidenciou 
obstáculos que exigiram uma reflexão profunda acerca do que é o ato de ensinar online, 
do seu desenvolvimento até aos dias de hoje, bem como a testagem de uma 
metodologia que permitisse transmitir a “mensagem” de forma eficiente. 
Sendo a gestão de emergências um tema pouco trabalhado no ensino online de forma 
aberta e acessível a todos os interessados no processo, este estudo reveste-se de caráter 
exploratório. 
Não se pretende apresentar conclusões de carácter definitivo, pretende-se que o estudo 
seja visto como um contributo para futuros projetos de cursos online dedicados ao tema 
gestão de emergências. 
A dimensão e características do tema obriga a que neste trabalho se incluem assuntos 
relacionados com a história e do ensino à distância, um olhar histórico sobre o tema 
gestão de incidentes, a sua importância, leitura e interpretação de muitos documentos 
académicos, de diversos standards relativos ao tema gestão de emergências, 
conhecimentos de construção de ferramentas e metodologias, sem que com tal se 
esgotem todas as ramificações que um estudo desta natureza potencia.
Description
Keywords
 Gestão de emergências, ISO, REA 
