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Abstract(s)
Este artigo tem como objetivo debater o design industrial no contexto da sustentabilidade, uma abordagem baseada numa forte componente social como um fator-chave nas estratégias de longo prazo, que questiona a própria necessidade do produto e procura outras formas de satisfazer as necessidades, assunto que consideramos premente e de inegável importância atualmente. O estudo exploratório efetuado mostra que o design industrial, também designado por design do produto, design que está na base da produção de objetos de uso comum aliando a forma à função, não só deve assentar em projetos orientados para o ambiente, ou ecodesign - estratégia importante para reduzir os impactes ambientais dos produtos -, mas ir mais além, ir no sentido da sustentabilidade enquanto estratégia mais global e de longo prazo. Deste modo, é proposto um desafio às organizações, o de repensarem os seus processos e produtos tornando-os ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos, em linha com princípios fundamentais de sustentabilidade. A metodologia seguida no estudo referido atrás assenta, essencialmente, na pesquisa bibliográfica de fontes credíveis e autores de referência internacional como sejam, por exemplo, a International Labour Organization, a União Europeia, a World Design Organization e a World Trade Organization. Dada a vastidão do assunto são tratados apenas alguns aspetos, ficando outros para estudos futuros.
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Keywords
ciclo de vida inovações tecnológicas práticas laborais sustentabilidade