Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.34 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Loyalty platforms are designed to increase customer loyalty and thus increase
consumers’ attraction to purchase. Although successful in increasing brand reach
and sales, these platforms fail to meet their primary objective due to a lack of
incentives and encouragement for customers to return. Along with the problem in
originating sales, they bring excessive costs to brands due to the maintenance and
infrastructure required to make the systems feasible. In that sense, recent blockchain
technology can help to overcome some of these problems, providing capabilities
such as smart contracts, which have the potential to reinvent the way loyalty systems
work and solve current problems. Although blockchain is a relatively recent
technology, some brands are already investigating its usefulness and rebuilding their
loyalty systems. However, these platforms are independent and linked directly to a
brand. Thus, there is a need for a generic platform capable of creating and managing
different loyalty programs, regardless of the size of the business. On a mission to
discover innovative approaches and explore cutting-edge technologies, the company
WIT Software offers internships that delve into pioneering scenarios. In line with
this vision, the internship in this report endeavored to create a decentralized loyalty
management system, specifically catered to smaller retailers and capable of managing
multiple loyalty mechanisms and programs. The scope of the internship initially
involved extensive research at both the scientific and market levels, allowing WIT to
gain insights into the advantages and disadvantages of various approaches. Once the
research phase concluded, it proceeded to design and implementation of a
prototype. This document serves as an exhaustive explanation of the investigation
and implementation efforts undertaken throughout the internship. As a testament
to the significant progress made, a scientific paper was produced and subsequently
published on the subject, showcasing the dedication and success of the internship.
As plataformas de fidelização são projetadas para aumentar a lealdade dos clientes e, assim, elevar o interesse dos consumidores em realizar compras. Embora tenham sucesso em aumentar o alcance da marca e as vendas, estas plataformas não conseguem alcançar o seu objetivo principal devido à falta de incentivos e estímulo para que os clientes retornem. Além do problema em gerar vendas, estes programas trazem custos excessivos às marcas devido à manutenção e infraestrutura necessária para tornar os sistemas viáveis. Nesse sentido, a mais recente tecnologia blockchain pode ajudar a superar alguns desses problemas, fornecendo recursos como contratos inteligentes, que têm o potencial de reinventar a forma como os sistemas de fidelidade funcionam e resolver problemas atuais. Embora a blockchain seja uma tecnologia relativamente recente, algumas marcas já estão a investigar sua utilidade e a reconstruir os sistemas de fidelidade. No entanto, essas plataformas são independentes entre si e vinculadas diretamente a uma marca. Assim, há a necessidade de uma plataforma genérica capaz de criar e gerir diferentes programas de fidelidade, independentemente do tamanho do negócio. De forma a estudar abordagens inovadoras e explorar tecnologias de ponta, a empresa WIT Software oferece estágios que se aplicam em contextos relevantes. Em concordância com essa visão, o estágio em foco neste relatório pretendeu criar um sistema de gestão de programas de fidelidade descentralizado, especialmente projetado para pequenos comerciantes e capaz de gerir vários mecanismos e programas de fidelidade. O âmbito do estágio envolveu inicialmente uma extensa pesquisa a nível científico e de mercado, permitindo que a WIT obtivesse uma visão sobre as vantagens e desvantagens de várias abordagens. Uma vez concluída a fase de pesquisa, o estágio prosseguiu com o design e a implementação do protótipo. Este documento proporciona uma explicação detalhada dos esforços realizados durante a investigação e implementação do protótipo ao longo do estágio. Como prova do progresso significativo alcançado, foi produzido um artigo científico e posteriormente publicado sobre o assunto, demonstrando a dedicação e o sucesso do estágio.
As plataformas de fidelização são projetadas para aumentar a lealdade dos clientes e, assim, elevar o interesse dos consumidores em realizar compras. Embora tenham sucesso em aumentar o alcance da marca e as vendas, estas plataformas não conseguem alcançar o seu objetivo principal devido à falta de incentivos e estímulo para que os clientes retornem. Além do problema em gerar vendas, estes programas trazem custos excessivos às marcas devido à manutenção e infraestrutura necessária para tornar os sistemas viáveis. Nesse sentido, a mais recente tecnologia blockchain pode ajudar a superar alguns desses problemas, fornecendo recursos como contratos inteligentes, que têm o potencial de reinventar a forma como os sistemas de fidelidade funcionam e resolver problemas atuais. Embora a blockchain seja uma tecnologia relativamente recente, algumas marcas já estão a investigar sua utilidade e a reconstruir os sistemas de fidelidade. No entanto, essas plataformas são independentes entre si e vinculadas diretamente a uma marca. Assim, há a necessidade de uma plataforma genérica capaz de criar e gerir diferentes programas de fidelidade, independentemente do tamanho do negócio. De forma a estudar abordagens inovadoras e explorar tecnologias de ponta, a empresa WIT Software oferece estágios que se aplicam em contextos relevantes. Em concordância com essa visão, o estágio em foco neste relatório pretendeu criar um sistema de gestão de programas de fidelidade descentralizado, especialmente projetado para pequenos comerciantes e capaz de gerir vários mecanismos e programas de fidelidade. O âmbito do estágio envolveu inicialmente uma extensa pesquisa a nível científico e de mercado, permitindo que a WIT obtivesse uma visão sobre as vantagens e desvantagens de várias abordagens. Uma vez concluída a fase de pesquisa, o estágio prosseguiu com o design e a implementação do protótipo. Este documento proporciona uma explicação detalhada dos esforços realizados durante a investigação e implementação do protótipo ao longo do estágio. Como prova do progresso significativo alcançado, foi produzido um artigo científico e posteriormente publicado sobre o assunto, demonstrando a dedicação e o sucesso do estágio.
Description
Keywords
Programas de fidelização Blockchain Contractos inteligentes Gestão de programas de fidelização