Repository logo
 
Publication

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENOTURISTA APLICADO AO BUSINESS INTELLIGENCE: O CASO DAS CAVES DO VINHO DO PORTO

dc.contributor.authorSantos, Vasco
dc.contributor.authorTERESO, MARCO
dc.date.accessioned2019-07-15T22:09:36Z
dc.date.available2019-07-15T22:09:36Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste trabalho de investigação tem por base a aplicação do business intelligence no âmbito do comportamento do consumidor enoturista, com recurso à análise de uma parte dos dados recolhidos num trabalho de investigação ainda inexplorada, durante as suas visitas em 4 caves de vinho do Porto, numa amostra obtida de 918 enoturistas nacionais e internacionais. O propósito deste estudo foi obter novos insights, de forma a recolher informações válidas na ótica de disponibilizar um melhor serviço e captar o interesse de mais enoturistas. Na componente prática desenvolveu-se uma data warehouse com o objetivo de guardar o conjunto de dados recolhido e construir data marts que servem de suporte às análises de dados e às questões que procuramos responder. O foco é a análise e interpretação gráfica dos dados, com recurso a uma ferramenta de business intelligence. As questões de partida foram: o esforço financeiro feito para poder realizar a visita, tendo em conta o ordenado mínimo auferido no país de origem; a estimativa do valor despendido na visita face ao tipo de pessoas com que se fez acompanhar; o montante gasto face à duração da estadia; qual o total despendido numa relação com a nacionalidade do enoturista. Quanto às implicações práticas, existe um potencial crescente para pesquisadores e gestores em explorarem novas estratégias e obterem benefícios a partir da análise e discussão dos dados. Este é o primeiro estudo que demonstra o uso do business intelligence aplicado ao comportamento do consumidor enoturista no contexto das caves do vinho do Porto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29231
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEnoturistapt_PT
dc.subjectCaves do Vinho do Portopt_PT
dc.subjectConsumer Intelligencept_PT
dc.subjectBusiness Intelligencept_PT
dc.subjectData warehousept_PT
dc.titleO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENOTURISTA APLICADO AO BUSINESS INTELLIGENCE: O CASO DAS CAVES DO VINHO DO PORTOpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage285pt_PT
oaire.citation.startPage285pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro Científico da I2ES do ISLA Santarémpt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameTOMÁS TERESO
person.givenNameVasco
person.givenNameMARCO ALEXANDRE
person.identifier.ciencia-id3314-308D-D036
person.identifier.orcid0000-0002-3535-9377
person.identifier.orcid0000-0003-4644-5227
person.identifier.scopus-author-id57197847924
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb1180e6b-b6a2-49ce-8a8d-f012c9307bef
relation.isAuthorOfPublication63639c0a-33c6-4582-8265-927d0f0452a6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb1180e6b-b6a2-49ce-8a8d-f012c9307bef

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ecI2ES-2017.pdf
Size:
322.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: