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Abstract(s)
A história da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
desenrola-se ao longo de quase dois séculos de existência, cruzando-se com a história do
ensino médico em Portugal, assumindo-se como uma importante estrutura de apoio ao
ensino, aprendizagem e investigação. A aposta na formação de utilizadores na Biblioteca-CDI
inicia-se em 2005, partindo do compromisso e estratégia do serviço de referência e do serviço
de marketing e difusão da informação, áreas distintas mas complementares e fortemente
apostadas na promoção da literacia da informação. Para além do serviço de pesquisa assistida,
a Biblioteca-CDI passou a disponibilizar um programa de formação, de acordo com os recursos
disponíveis e com as necessidades específicas da comunidade do Centro Académico de
Medicina de Lisboa (CAML). Decorridos onze anos de um caminho que se fez com alguns
constrangimentos, mas essencialmente com pequenas grandes conquistas, importa agora
diagnosticar os níveis de literacia da informação dos estudantes do mestrado integrado de
medicina da FMUL pré e pós frequência dos módulos de literacia da informação do programa
de formação da Biblioteca-CDI. Procuram-se evidências que fundamentem o desenvolvimento
e integração de um programa de literacia da informação no currículo do mestrado integrado
de medicina da FMUL, à semelhança do que há muito acontece no panorama internacional. A
importância do trabalho desenvolvido nesta área expressa-se no aumento da procura e
frequência das ações de formação propostas e no reforço das colaborações internas com
outras unidades da FMUL, promotoras do reconhecimento do papel que a Biblioteca-CDI tem
vindo a assumir enquanto unidade de suporte ao ensino, investigação e prática clínica no
CAML. Conclui-se, então, estarem reunidas as condições para marcar um ponto de viragem
nesta área, que se quer cada vez mais impactante para a FMUL, devendo, a médio e longo
prazo, evoluir para novos formatos que obedeçam aos princípios orientadores da educação
médica e correspondam às diretrizes internacionais para o desenvolvimento de competências
em literacia da informação dos estudantes do ensino superior.
Description
Keywords
Literacia da informação Bibliotecas académicas
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde