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A literacia da informação na Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) : pequenos passos, grandes conquistas, ambições futuras

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A história da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) desenrola-se ao longo de quase dois séculos de existência, cruzando-se com a história do ensino médico em Portugal, assumindo-se como uma importante estrutura de apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. A aposta na formação de utilizadores na Biblioteca-CDI inicia-se em 2005, partindo do compromisso e estratégia do serviço de referência e do serviço de marketing e difusão da informação, áreas distintas mas complementares e fortemente apostadas na promoção da literacia da informação. Para além do serviço de pesquisa assistida, a Biblioteca-CDI passou a disponibilizar um programa de formação, de acordo com os recursos disponíveis e com as necessidades específicas da comunidade do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). Decorridos onze anos de um caminho que se fez com alguns constrangimentos, mas essencialmente com pequenas grandes conquistas, importa agora diagnosticar os níveis de literacia da informação dos estudantes do mestrado integrado de medicina da FMUL pré e pós frequência dos módulos de literacia da informação do programa de formação da Biblioteca-CDI. Procuram-se evidências que fundamentem o desenvolvimento e integração de um programa de literacia da informação no currículo do mestrado integrado de medicina da FMUL, à semelhança do que há muito acontece no panorama internacional. A importância do trabalho desenvolvido nesta área expressa-se no aumento da procura e frequência das ações de formação propostas e no reforço das colaborações internas com outras unidades da FMUL, promotoras do reconhecimento do papel que a Biblioteca-CDI tem vindo a assumir enquanto unidade de suporte ao ensino, investigação e prática clínica no CAML. Conclui-se, então, estarem reunidas as condições para marcar um ponto de viragem nesta área, que se quer cada vez mais impactante para a FMUL, devendo, a médio e longo prazo, evoluir para novos formatos que obedeçam aos princípios orientadores da educação médica e correspondam às diretrizes internacionais para o desenvolvimento de competências em literacia da informação dos estudantes do ensino superior.

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Literacia da informação Bibliotecas académicas

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Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde

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