Repository logo
 
Publication

Modelos e processos de gestão em negócios turísticos. Tendências num contexto em mudança

dc.contributor.authorGustavo, Nuno Silva
dc.date.accessioned2012-09-12T11:05:53Z
dc.date.available2012-09-12T11:05:53Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNo despertar do século XXI as mudanças registadas ao nível estrutural têm sustentado o desenvolvimento de uma nova realidade competitiva no turismo, levando as empresas do setor, no domínio dos diferentes negócios da actividade (Hotelaria, Restauração, Aviação, etc.), a adotar novos modelos e processos de gestão. Neste sentido, o presente artigo visa não ser um fim em si mesmo, mas um ponto de partida para um conjunto de reflexões, hipóteses e futuras linhas de investigação, materializando-se o seu objectivo na identificação de tendências genéricas para a gestão dos negócios turísticos. O modelo de análise concebido para a presente investigação sustenta-se numa matriz de abordagem de natureza estratégica. Num primeiro momento o artigo identifica e reflete de forma geral as principais premissas promotoras do novo ambiente contextual dos negócios turísticos, tendo a matriz STEEP analysis como referência. Após caracterizar o referido cenário, o artigo debruça-se sobre as mudanças fundamentais ao nível do ambiente transaccional, expondo as principais alterações e tendências registadas no domínio da procura e oferta turística. Por fim, o artigo apresenta um conjunto de reflexões e tendências para possíveis linhas de investigação, na ótica dos modelos e processos de gestão dos negócios turísticos. No sentido de sustentar as tendências sugeridas, as quais são suportadas num quadro de revisão teórica do presente estudo e relatórios elaborados por diferentes empresas, entidades e consultoras, são apresentados diferentes exemplos e casos de estudo, tendo por base, empresas de referência do trade nacional e internacional, corporizando o quadro teórico apresentado. A sistematização da investigação bibliográfica funcionou também como um suporte para enquadrar e aferir a problemática de estudo, procurando-se proceder a uma análise correlativa entre as dimensões teóricas do modelo de gestão e as dinâmicas empíricas provenientes dos vários estudos de caso.por
dc.identifier.issn1645.9261
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2538
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.subjectTendênciaspor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectModelospor
dc.subjectProcessospor
dc.subjectNegócios turísticospor
dc.subjectTrendspor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectModelspor
dc.subjectProcessespor
dc.subjectTourism businessespor
dc.titleModelos e processos de gestão em negócios turísticos. Tendências num contexto em mudançapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage685por
oaire.citation.startPage671por
oaire.citation.titleRevista Turismo & Desenvolvimentopor
oaire.citation.volumeVol. 17/18, nº 2por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2012.01.002_.pdf
Size:
568.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: