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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na
vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação
família/escola. É uma investigação que tem como modelo a investigação – acção e cuja
informação foi tratada de forma qualitativa.
Como instrumento de recolha de dados, optou-se pela entrevista. Esta foi
realizada junto de um grupo de cinco educadoras e cinco pais.
Após a recolha da informação das entrevistas, procedeu-se a uma análise de
conteúdo do discurso dos entrevistados. Tal análise procurou integrar os indicadores
em categorias e sub-categorias.
Apurou-se que a maioria dos pais e educadoras trabalha diariamente para
promover uma relação de proximidade e que em conjunto, procuram possibilitar um
bom desenvolvimento à criança. De acordo com a percepção de duas mães, verificou-se
que duas educadoras não promovem regularmente esta relação nas suas salas, pois
segundo as mesmas só o fazem em dias festivos.
Criar boas relações entre família e a escola, promover actividades para que os
pais façam em casa com os filhos foram algumas das estratégias/orientações
utilizadas/sugeridas pelas educadoras e mães, as quais analisámos com vista ao
desenvolvimento de uma acção concertada.
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Keywords
Relação Familia/escola
Citation
Alexandre, S. (2012). Estratégias para promover a aproximação família – escola. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.