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Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das Ciências da Saúde na Lusofonia

dc.contributor.authorMartins, Sílvia
dc.contributor.authorRibeiro, Isabel
dc.contributor.authorMendes, Ana P.
dc.contributor.authorSteele, Ana
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela
dc.contributor.authorRuivo, Alice
dc.contributor.authorRosa, Marlene
dc.contributor.authorDores, Artemisa R.
dc.date.accessioned2022-05-09T13:33:35Z
dc.date.available2022-05-09T13:33:35Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractIntrodução: O projeto Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia (SiCiSaLus) surge por proposta da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA) da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), com o intuito de promover a colaboração entre as instituições membro desta rede. Este projeto, inspirado no Tuning Project*, tem como propósito a reflexão sobre o ensino/formação, investigação e profissionalização em cada uma das áreas dos núcleos académicos (NA), na procura de pontos de referência, convergência e entendimento entre os diversos países da Lusofonia, protegendo a diversidade existente. Objetivos: Apresentar e refletir sobre o desenho do projeto SiCiSaLus e o percurso efetuado, e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia participativa, com o envolvimento dos representantes dos 17 NA. Realizaramse grupos de discussão e foram recolhidos dados através de um inquérito online. Numa primeira parte será feito o enquadramento e apresentado o desenho do projeto e numa segunda, em formato de roda de conversa, discutidos os desafios e potencialidades do mesmo por representantes de cada NA. Resultados: Foi elaborado o desenho do projeto com o envolvimento e participação de todos os representantes dos NA, e o input de colegas de diversos países da Lusofonia. Foi dado especial enfoque aos critérios de constituição das equipas, dos métodos e dos procedimentos da recolha de dados. Procurou-se promover a autonomia de cada NA na implementação do projeto, acautelando a existência de instrumentos e procedimentos comuns que permitirão garantir a fiabilidade dos dados e uma análise comparativa dos mesmos. Conclusões: Procurar pontos de referência, convergência e entendimento sobre o ensino/formação, a investigação e a profissionalização, nas 17 áreas das ciências da saúde, no contexto dos países da Lusofonia, é um projeto ambicioso e complexo que coloca grandes desafios à sua conceção e implementação. No entanto, os potenciais benefícios do mesmo e o impacto que pode vir a ter na criação de investigação conjunta, de planos de formação entre países e na mobilidade de estudantes e docentes, ultrapassam largamente os desafios e motivam fortemente todos os envolvidos para a sua continuidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://revsalus.com/index.php/RevSALUS/issue/view/11pt_PT
dc.identifier.issn2184-4860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40443
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRACSpt_PT
dc.subjectProjeto SiCiSaLuspt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectProfissionalizaçãopt_PT
dc.subjectRede Académica das Ciências da Saúde da Lusofoniapt_PT
dc.titleSintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das Ciências da Saúde na Lusofoniapt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.issueSuplemento nº 3pt_PT
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oaire.citation.titleRevista Científica Internacional RevSALUSpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameSílvia
person.identifier.orcid0000-0003-2089-813X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication38e7c602-e211-452e-b45b-d32859bc9ea7
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