Repository logo
 
Publication

Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem

dc.contributor.authorRocha, Inês
dc.contributor.authorCarvalho, António Luís
dc.date.accessioned2020-09-15T16:09:03Z
dc.date.available2020-09-15T16:09:03Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA presente reflexão enquadra-se na área de Supervisão Clínica em Enfermagem, incidindo nas relações que o estudante desenvolve durante o ensino clínico. Pela evidência, constata-se que, em ensino clínico, o estudante aprende e consolida conteúdos verbais, procedimentais e atitudinais. A relação estabelecida com os pares, os professores e os tutores vai contribuir para a sua identidade profissional. Neste estudo é salientado o importante contributo da supervisão no desenvolvimento de um pensamento reflexivo no estudante de licenciatura em Enfermagem, em Portugal, como promotor de mudança das práticas, assegurando a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. São ainda explanadas as características que o tutor deverá apresentar para potenciar o desenvolvimento do estudante, assim como são evidenciadas possíveis soluções para as limitações existentes na realidade dos contextos de ensino clínico.pt_PT
dc.description.abstractThis reflection fits into the area of Clinical Supervision in Nursing focusing on relationships that the student develops dur ing clinical training. It s eems that in clinical training the student not only learns but also consolidates verbal, procedural and attitudinal contents. The relationship established with peers, teachers and tutors will contribute to their professional identity. It is underlined the importance of the contribution of clinical supervision for the development of a reflective thinking in students in Portugal, as highligh ted here, which influences the changes in nursing practices, as well as ensuring the quality and safety of the care prov ided. The characteristics that the tutor must have to improve the development of the students are also explained as well as the possible solutions for the exist ing limitations of clinical training contextspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRev Rene. 2013; 14(2): 428-37pt_PT
dc.identifier.eissn2175-6783
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33312
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3405pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão de Enfermagempt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducação em Enfermagempt_PT
dc.titleReflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagempt_PT
dc.title.alternativeReflections on the supervised relationship and interaction in nursing clinical trainingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage437pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage428pt_PT
oaire.citation.titleRevista da Rede de Enfermagem do Nordestept_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameRODRIGUES FARIA DE CARVALHO
person.givenNameANTÓNIO LUÍS
person.identifierhttps://scholar.google.pt/cita
person.identifier.ciencia-id7C11-F99E-FD10
person.identifier.orcid0000-0003-1017-4787
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rev_Rene2013.pdf
Size:
372.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format