Publication
Os Modelos de Liderança no Contexto da Gamificação - Estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, Renato Lopes da | |
dc.contributor.author | JOÃO PEDRO GONÇALVES RODRIGUES PEREIRA | |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T09:54:14Z | |
dc.date.available | 2019-09-20T09:54:14Z | |
dc.date.issued | 2018-07-13 | |
dc.description.abstract | A presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo: os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um Simulador de Gestão e a forma como a temática da aprendizagem organizacional, enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Nos últimos 30 anos, o comércio e os investimentos internacionais têm crescido muito mais rápidamente do que a economia mundial no seu todo. Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de vista dos estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas: numa primeira vertente, relacionar os desempenhos obtidos pelos jogadores com o estilo de liderança aferido com base em respostas dadas a um inquérito aplicado (após a participação como gestor virtual de uma organização adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa) no espaço de um ano civil; numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo, e numa terceira vertente, perceber qual o estilo de liderança mais representativo no decorrer do referido simulador. De referir, que o Simulador de Gestão recria uma empresa e está repartido por quatro decisões trimestrais. A amostra avaliada é constituída por 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202261565 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29727 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Modelos de Liderança | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Simulação de Gestão | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Organizacional. | pt_PT |
dc.title | Os Modelos de Liderança no Contexto da Gamificação - Estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar | |
thesis.degree.name | Liderança - Pessoas e Organizações | pt_PT |