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Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófono
dc.contributor.author | Dores, Artemisa R. | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Isabel | |
dc.contributor.author | Mendes, Ana | |
dc.contributor.author | Steele, Ana | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | |
dc.contributor.author | Ruivo, Alice | |
dc.contributor.author | Rosa, Marlene | |
dc.contributor.author | Martins, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T13:48:06Z | |
dc.date.available | 2022-05-09T13:48:06Z | |
dc.date.issued | 2021-11 | |
dc.description.abstract | Introdução: Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu funcionamento pleno e continuado no tempo, dada a multiplicidade de áreas de conhecimento, membros e países envolvidos, reveste-se de inúmeros desafios. A Comissão Coordenadora dos NAs da RACS (CCNA) criada em janeiro de 2019, tem como missão promover a atividade dos NAs, estimular a sua continuidade e implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos mesmos. Ainda gerir as políticas de ação geral dos NAs em estreita relação com a Direção da RACS. Objetivos: Este trabalho pretende apresentar e refletir o processo de construção dos NAs e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Ainda partilhar exemplos de boas práticas. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho os membros dos NAs responderam a um inquérito online, para permitir recolher (i) a sua perceção acerca do trabalho desenvolvido, (ii) dificuldades sentidas e (iii) estratégias bem-sucedidas. Os NAs mais ativos foram convidados a partilhar as suas boas práticas no formato de testemunho breve e todos os NAs convidados a partilharem a sua experiência no formato roda de conversa. Resultados: Nesta comunicação apresentam-se os NAs ativos, as ações desenvolvidas até ao momento e as planeadas, bem como documentos-chave orientadores das práticas. Ainda o feedback dos NAs acerca do processo e dos resultados. Conclusões: As similaridades e particularidades dos diferentes países da Lusofonia estão a permitir criar projetos e ações inovadoras, com um enorme potencial de expansão que importa estimular. Este trabalho explora essas possibilidades, que visa potenciar, e estratégias para ultrapassar as dificuldades sentidas ao longo do processo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/issue/view/11 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-4860 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40446 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | RACS | pt_PT |
dc.subject | Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos | pt_PT |
dc.subject | Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia | pt_PT |
dc.subject | Núcleos académicos | pt_PT |
dc.title | Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófono | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Suplemento nº 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Científica Internacional RevSALUS | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Sílvia | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2089-813X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 38e7c602-e211-452e-b45b-d32859bc9ea7 | |
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