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Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófono

dc.contributor.authorDores, Artemisa R.
dc.contributor.authorRibeiro, Isabel
dc.contributor.authorMendes, Ana
dc.contributor.authorSteele, Ana
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela
dc.contributor.authorRuivo, Alice
dc.contributor.authorRosa, Marlene
dc.contributor.authorMartins, Sílvia
dc.date.accessioned2022-05-09T13:48:06Z
dc.date.available2022-05-09T13:48:06Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractIntrodução: Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu funcionamento pleno e continuado no tempo, dada a multiplicidade de áreas de conhecimento, membros e países envolvidos, reveste-se de inúmeros desafios. A Comissão Coordenadora dos NAs da RACS (CCNA) criada em janeiro de 2019, tem como missão promover a atividade dos NAs, estimular a sua continuidade e implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos mesmos. Ainda gerir as políticas de ação geral dos NAs em estreita relação com a Direção da RACS. Objetivos: Este trabalho pretende apresentar e refletir o processo de construção dos NAs e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Ainda partilhar exemplos de boas práticas. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho os membros dos NAs responderam a um inquérito online, para permitir recolher (i) a sua perceção acerca do trabalho desenvolvido, (ii) dificuldades sentidas e (iii) estratégias bem-sucedidas. Os NAs mais ativos foram convidados a partilhar as suas boas práticas no formato de testemunho breve e todos os NAs convidados a partilharem a sua experiência no formato roda de conversa. Resultados: Nesta comunicação apresentam-se os NAs ativos, as ações desenvolvidas até ao momento e as planeadas, bem como documentos-chave orientadores das práticas. Ainda o feedback dos NAs acerca do processo e dos resultados. Conclusões: As similaridades e particularidades dos diferentes países da Lusofonia estão a permitir criar projetos e ações inovadoras, com um enorme potencial de expansão que importa estimular. Este trabalho explora essas possibilidades, que visa potenciar, e estratégias para ultrapassar as dificuldades sentidas ao longo do processo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://revsalus.com/index.php/RevSALUS/issue/view/11pt_PT
dc.identifier.issn2184-4860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40446
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRACSpt_PT
dc.subjectComissão Coordenadora dos Núcleos Académicospt_PT
dc.subjectRede Académica das Ciências da Saúde da Lusofoniapt_PT
dc.subjectNúcleos académicospt_PT
dc.titleComissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófonopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.issueSuplemento nº 3pt_PT
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oaire.citation.titleRevista Científica Internacional RevSALUSpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameSílvia
person.identifier.orcid0000-0003-2089-813X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication38e7c602-e211-452e-b45b-d32859bc9ea7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery38e7c602-e211-452e-b45b-d32859bc9ea7

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