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Authors
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Abstract(s)
Introdução – Salientando o papel da prestação de cuidados de saúde às populações, apontamse
as razões que levaram a Clínica Sagrada Esperança (CSE), em parceria com a Escola Nacional
de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP/UNL), a promover, desde 2011, a
realização de cursos nas áreas de gestão, medicina do trabalho, secretariado clínico e, mais
recentemente, os cursos de Formação em Gestão de Unidades de Saúde (FOGUS I e II), como
forma de fornecer aos profissionais, com responsabilidades naquelas áreas, um conjunto de
ferramentas que lhes permitam intervir na garantia de uma melhor prestação global de
cuidados de saúde em Angola. Objetivos – Examina-se a contribuição do Centro de
Documentação e Informação (CDI) da ENSP, através do módulo de Fontes de Informação em
Saúde (FIS), unidade curricular integrada no currículo dos cursos FOGUS, para o
desenvolvimento de competências transversais de literacia da informação promotoras de uma
mais eficaz gestão da informação na área da saúde e, consequentemente, para a obtenção dos
resultados esperados. Métodos – Descreve-se o plano de estudos dos FOGUS que integrou
duas partes: uma letiva, constituída por vinte unidades curriculares e por quatro seminários, e
outra de trabalho de campo/projeto e dá-se especial detalhe à unidade curricular de FIS –
Fontes de Informação em Saúde, em que foram transmitidos conhecimentos de literacia
informacional relativos à pesquisa, acesso, recuperação, avaliação da qualidade das fontes de
informação e meios de comunicação científica. Resultados – Foi proporcionada uma formação
geral sobre fontes de informação em saúde que complementou e enriqueceu a experiência
dos participantes nos cursos aos quais era pedido que, no âmbito do curso FOGUS,
desenvolvessem um trabalho pessoal de pesquisa, a apresentação sumária do estado da arte e
a produção do trabalho científico final, aplicando também conhecimentos adquiridos nesta
unidade curricular. Conclusão – Ressalta-se o contributo transversal da unidade curricular (UC)
de FIS para uma melhor literacia informacional da generalidade dos estudantes, através da
componente prática da unidade curricular, que assentou sobretudo no contacto com as fontes
de informação, na análise documental e na simulação de estratégias de pesquisa e
referenciação, com e sem a utilização de gestores de citações, e que se refletiu, por um lado,
numa melhoria da qualidade formal dos trabalhos apresentados para avaliação final do curso
e, por outro, numa experiência enriquecedora em termos da organização dos modelos e
processos de ensino-aprendizagem. Salienta-se o papel dos profissionais de informação no
desenvolvimento de competências transversais de literacia da informação promotoras de uma
mais eficaz gestão da informação na área da saúde e, consequentemente, na transmissão de conhecimentos sobre recursos de informação úteis para a gestão de unidades de saúde em
geral.
Description
Keywords
Literacia da informação Profissional de saúde Luanda
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde