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Authors
Abstract(s)
Esta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos
entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência
energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam
baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação
energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e
estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram
recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A
alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão,
capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de
armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização
das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de
resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias.
Description
Keywords
Mobilidade sustentável Mini-autocarro eléctrico Tecnologia de baterias Representação Energética Macroscópica Análise económica