Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Outsourcing Estratégico na Atividade Empresarial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ecUI&D-2016.pdf541.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho de investigação centra-se na problemática relativa ao modo como as decisões de outsourcing, de uma ou mais funções da empresa, podem afetar positivamente o processo interno de criação de valor e, por inerência, o desempenho empresarial não só em termos quantitativos, como também em termos qualitativos. Com base na literatura existente (v.g. Venkatramen e Ramanujam, 1985; Lacity e Hirschheim, 1995; Kaplan e Norton, 1996; Cabrita, 2006; Novas, 2008), foi conceptualizado um modelo teórico, suportado por 9 proposições operacionais, que se denominou de “Modelo Global para o Outsourcing”, por força do papel que nele representa o sistema de motivações para o seu exercício e a sua consequente relação com as dimensões: processo interno de criação de valor e desempenho empresarial. Seguindo uma lógica epistemológica realista (v.g. Hughes, 1991; Hirschheim, 1992; Spenser, 1993; Livari et al. 1998; Caldeira, 2000; Sayer, 2000), o processo de investigação envolveu uma recolha de dados através de um questionário a uma amostra de PME´s do tecido empresarial português – com recurso a um universo amostral disponibilizado pela Associação Empresarial de Portugal.

Description

Keywords

Outsourcing Estratégia Criação de Valor Performance Modelo Equações Estruturais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License