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Significados atribuídos à competência emocional do enfermeiro: estudo empírico e impacto na educação

dc.contributor.authorXavier, Sandra
dc.contributor.authorNunes, Lucília
dc.date.accessioned2017-11-20T14:19:33Z
dc.date.available2017-11-20T14:19:33Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractObjetivo: em vários estudos recentemente realizados, o lugar das emoções na prática de enfermagem surgiu principalmente focado no nível de experiência emocional, aumentando a necessidade de significar a competência emocional do enfermeiro, a fim de encontrar contributos que permitam conhecer e compreender as diferentes dimensões e identificar a sua finalidade no proporcionar conforto à pessoa hospitalizada numa unidade de cuidados paliativos. Métodos: dado que se procuram os signifcados, a abordagem metodológica assumiu uma natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a análise crítica do discurso de Fairclough para configurar o fenómeno. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros e doentes que experienciavam a última etapa da vida, ambos presentes em unidades de cuidados paliativos. Foram entrevistadas trinta e quatro enfermeiras e doze pessoas vivendo o fim da vida. Resultados: a análise e a compreensão da prática social em estudo permitiram construir o construto “competência emocional de enfermeiros”, juntamente com declarações descritivas de cinco capacidades e vinte e uma unidades de competência que o compõem. Conclusões: através da redução e da abstração teórica, o corpus discursivo revelou que a construção da “competência emocional dos enfermeiros” é concetualizada como um conjunto de capacidades que nos permitem conhecer, regular, alcançar e gerir fenómenos emocionais para construir e sustentar relações interpessoais em ambiente afetivo; e podemos explorar a influência na educação ou na gestão.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNunes, L. & Xavier, S. (2016). Significados atribuídos à competência emocional do enfermeiro: Estudo empírico e impacto na educação. RIASE - Revista IberoAmericana de Saúde e Envelhecimento, 2 ( 2) p. 620-636.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19425
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetência clínicapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectMétodospt_PT
dc.subjectAssistência terminalpt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.titleSignificados atribuídos à competência emocional do enfermeiro: estudo empírico e impacto na educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRIASEpt_PT
person.familyNameMateus Nunes
person.givenNameLucília Rosa
person.identifierE-9853-2011
person.identifier.ciencia-id0B1A-B59C-EC76
person.identifier.orcid0000-0002-2684-7213
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication029ae96d-391f-45db-85e1-c97eb234df89
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