Publication
Significados atribuídos à competência emocional do enfermeiro: estudo empírico e impacto na educação
dc.contributor.author | Xavier, Sandra | |
dc.contributor.author | Nunes, Lucília | |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T14:19:33Z | |
dc.date.available | 2017-11-20T14:19:33Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Objetivo: em vários estudos recentemente realizados, o lugar das emoções na prática de enfermagem surgiu principalmente focado no nível de experiência emocional, aumentando a necessidade de significar a competência emocional do enfermeiro, a fim de encontrar contributos que permitam conhecer e compreender as diferentes dimensões e identificar a sua finalidade no proporcionar conforto à pessoa hospitalizada numa unidade de cuidados paliativos. Métodos: dado que se procuram os signifcados, a abordagem metodológica assumiu uma natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a análise crítica do discurso de Fairclough para configurar o fenómeno. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros e doentes que experienciavam a última etapa da vida, ambos presentes em unidades de cuidados paliativos. Foram entrevistadas trinta e quatro enfermeiras e doze pessoas vivendo o fim da vida. Resultados: a análise e a compreensão da prática social em estudo permitiram construir o construto “competência emocional de enfermeiros”, juntamente com declarações descritivas de cinco capacidades e vinte e uma unidades de competência que o compõem. Conclusões: através da redução e da abstração teórica, o corpus discursivo revelou que a construção da “competência emocional dos enfermeiros” é concetualizada como um conjunto de capacidades que nos permitem conhecer, regular, alcançar e gerir fenómenos emocionais para construir e sustentar relações interpessoais em ambiente afetivo; e podemos explorar a influência na educação ou na gestão. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nunes, L. & Xavier, S. (2016). Significados atribuídos à competência emocional do enfermeiro: Estudo empírico e impacto na educação. RIASE - Revista IberoAmericana de Saúde e Envelhecimento, 2 ( 2) p. 620-636. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19425 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Competência clínica | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Métodos | pt_PT |
dc.subject | Assistência terminal | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.title | Significados atribuídos à competência emocional do enfermeiro: estudo empírico e impacto na educação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | RIASE | pt_PT |
person.familyName | Mateus Nunes | |
person.givenName | Lucília Rosa | |
person.identifier | E-9853-2011 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1A-B59C-EC76 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2684-7213 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 029ae96d-391f-45db-85e1-c97eb234df89 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 029ae96d-391f-45db-85e1-c97eb234df89 |