Repository logo
 
Publication

ADOÇÃO DE UM MODELO DE PLANO DE MARKETING INTERNACIONAL PARA AS PME PORTUGUESAS

dc.contributor.authorBastos, Hugo
dc.contributor.authorSilva, Carlos
dc.contributor.authorCarmo, Juliana
dc.contributor.authorFrade, Rui
dc.date.accessioned2019-07-16T14:27:10Z
dc.date.available2019-07-16T14:27:10Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs mercados empresariais deixaram de ser locais, regionais ou nacionais, para passarem a ser internacionais. A globalização passou a ser um fator critico de sucesso, com as empresas, especialmente as Pequenas e Médias Empresas, a terem que adequar a sua estrutura empresarial de forma a poderem responder às diferentes necessidades dos seus clientes nacionais e internacionais e à crescente agressividade e competitividade empresarial. A adoção de um plano de marketing internacional, surge então como uma ferramenta fundamental para apoiar as empresas no processo de internacionalização. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal a escolha de um modelo de plano de marketing internacional para as Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Para esse efeito, procedemos a uma extensa revisão bibliográfica de trabalhos que abordavam o tema, tendo escolhido três estudos que nos pareciam mais adequados e procedido à sua análise detalhada. No final escolhemos um plano de marketing internacional, adequado às especificidades das Pequenas e Médias Empresas portuguesas, que apresentava caraterísticas de simplicidade de compreensão e implementação, diversidade e complementaridade dos temas abordados e dava especial relevância ao fator de implementação e controlo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-299X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29259
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.islae-journal.com/index.php/isla/indexpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPlano marketing internacionalpt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.titleADOÇÃO DE UM MODELO DE PLANO DE MARKETING INTERNACIONAL PARA AS PME PORTUGUESASpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage126pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage114pt_PT
oaire.citation.titleISLA Multidisciplinary e-Journalpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameRobalo Frade
person.givenNameRui Manuel
person.identifier.ciencia-id2C12-4697-3B08
person.identifier.orcid0000-0003-4727-0940
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication831f7297-1c78-4c5d-acf0-0faedfbf3755
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery831f7297-1c78-4c5d-acf0-0faedfbf3755

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Paper_8.pdf
Size:
292.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: