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Apoio à decisão na análise técnica de empreendimentos : aplicação ao caso da selecão da localização de um novo aeroporto
dc.contributor.advisor | Jesus, Eduardo Manuel Ferreira Almeida da Natividade de | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, João Manuel Coutinho | |
dc.contributor.author | Torres, Francisco Sousa | |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T11:13:15Z | |
dc.date.available | 2016-06-21T11:13:15Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A localização do novo Aeroporto de Lisboa foi durante décadas, alvo de diversos estudos de forma a obter a melhor viabilidade. Em 2005, num seminário promovido pelo Novo Aeroporto, S.A. (NAER), foram apresentados vários estudos sobre a viabilidade da manutenção do aeroporto da Portela através da sua possível expansão ou da sua utilização em simultâneo com outro aeroporto da zona de Lisboa. Os estudos apresentados revelaram a inviabilidade da expansão do aeroporto da Portela e que as soluções baseadas nos aeroportos do Montijo e de Alverca não tinham vantagens e não permitiam o prolongamento da vida útil do aeroporto da Portela. Em 2007, o XVII Governo Constitucional decidiu mandatar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para elaborar um estudo que procedesse a uma análise técnica comparada das alternativas de localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), na zona da Ota e na Zona do Campo de Tiro de Alcochete (CTA). O estudo realizado pelo LNEC identificou o conjunto de atributos, sustentados em estudos técnicos, para avaliação da localização do NAL. Neste estudo, não foi utilizada nenhuma das metodologias de apoio à decisão amplamente referenciadas na bibliografia científica. Assim, pareceu-nos interessante, efetuar uma análise das referidas alternativas suportadas na utilização de MAD e, também, uma análise mais detalhada e exaustiva dos atributos de decisão. Assim, foram aplicados três métodos, o método da soma ponderada (MSP), o método de TOPSIS e o método de ELECTRE I, combinados com várias hipóteses de distribuição de pesos pelos atributos. Conclui-se que a localização do NAL na zona do CTA torna-se mais favorável comparativamente com a zona da Ota. Esta conclusão apoia-se essencialmente na constante tendência de melhores classificações da localização do CTA nos três métodos aplicados e na maioria das hipóteses de distribuição de pesos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201278391 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14106 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aeroporto | pt_PT |
dc.subject | Apoio à decisão | pt_PT |
dc.subject | Múltiplos critérios | pt_PT |
dc.subject | ELECTRE | pt_PT |
dc.subject | TOPSIS | pt_PT |
dc.subject | MSP | pt_PT |
dc.subject | Localização | pt_PT |
dc.subject | Decisão | pt_PT |
dc.title | Apoio à decisão na análise técnica de empreendimentos : aplicação ao caso da selecão da localização de um novo aeroporto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra |