Repository logo
 
Publication

A inovação em TIC no sistema educativo: análise do portátil Magalhães

dc.contributor.authorMares, Pedro
dc.contributor.authorSarkar, Soumodip
dc.date.accessioned2014-01-17T17:38:01Z
dc.date.available2014-01-17T17:38:01Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionComunicação apresentada em 14.º Workshop APDR - Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional, Setúbalpor
dc.description.abstractNas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Durante este tempo, tem existido muita discussão em torno do papel adequado das TIC na educação. Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”. O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. Deste modo, foram aplicados dois questionários, um destinado aos professores e outro destinado aos Encarregados de Educação, em 35 escolas do distrito de Setúbal. Foram obtidas 155 respostas dos professores e 657 respostas dos Encarregados de Educação. Este trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo.por
dc.description.abstractIn the last three decades Information and Communication Technologies (ICT) have transformed the way how teachers teach and how students learn. During this time, there has been much discussion about the proper role of ICT in education. Recently, there has been a proliferation of programs and initiatives that involve the provision of ICT at schools. Most of these initiatives are based on the one-to-one concept, as is the case of One Laptop Per Child (OLPC) and the Classmate PC. The Magalhães laptop, based in the Classmate PC, is another example of the one-to-one concept. The present study analyzes the use of the Magalhães laptop, in the classroom and outside of school, and analyze its impact on the teaching of 1st Cycle of Basic Education students, as well as contributing to the development of their skills.Thus, two inquiries were applied, one for teachers and another for the parents/caregivers, in 35 schools in the district of Setúbal. Answers were received from 155 teachers and 657 parents/caregivers. This study aims to give a contribution to the Portuguese education system as well as to stimulate and guide future research in this study area.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5346
dc.language.isoporpor
dc.subjectMagalhãespor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectEducationen
dc.titleA inovação em TIC no sistema educativo: análise do portátil Magalhãespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.title14.º Workshop APDR - Empreendedorismo e Desenvolvimento Regionalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Inovação em TIC no Sistema Educativo - Análise do Portátil Magalhães.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: