Repository logo
 
Publication

Media e a Gestão da percepção nas novas conflitualidades

dc.contributor.advisorGarcia, Francisco
dc.contributor.authorLemos, Elsa
dc.date.accessioned2014-10-14T15:21:01Z
dc.date.available2014-10-14T15:21:01Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractRESUMO O terrorismo tem sido alvo da atenção crescente de todos, desde o cidadão anónimo aos governantes mais influentes no Mundo. Também o modo como a informação sobre actos terroristas é veiculada e percebida tem vindo a suscitar particular interesse por parte dos investigadores. No entanto, os estudos em torno da Gestão da Percepção t êm sido pautados por uma elevada dispersão de dados. Partindo de uma linha humanista-interpretativa, a presente dissertação procurou compreender o papel dos media e da Gestão da Percepção nas novas conflitualidades, recorrendo à análise de perspectivas e estudos recentes dos media, das neurociências e da psicologia do terrorismo. Sugere-se que é possível condicionar a percepção e as acções do adversário e que os media podem ser utilizados como mult iplicador de força.por
dc.description.abstractABSTRACT From the ordinary citizen to the most influent World leader, everyone has been paying more and more attention to terrorism. Also the way information about terrorist acts is broadcasted and perceived has raised particular interest among researchers. Nonetheless, data from studies concerning the Perception Management are very diffuse given the multiplicity and diversity of sciences that covers this subject of study. From a humanistic-interpretive methodology, this dissertation was an effort to bring together ontributions from several areas of study, aimed at understanding the role of media and Perception Management in modern wars. We analyzed perspectives and recent studies of the media, neuroscience and psychology of terrorism. It is suggested that it is possible to bias adversary‟s perceptions and actions and that the media can be used as a force multiplier.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6825
dc.language.isoporpor
dc.subjectgestão da percepçãopor
dc.subjectinfluênciapor
dc.subjectmind-setpor
dc.subjectoperações de informaçãopor
dc.subjectterrorismopor
dc.titleMedia e a Gestão da percepção nas novas conflitualidadespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Guerra de Informaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese de Mestrado Final.pdf
Size:
844.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: