Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objetivo identificar qual a natureza do
Comprometimento Organizacional dos alunos da Academia da Força Aérea
(AFA), seguindo o “Modelo das três componentes” proposto por Meyer e Allen
(1991). O estudo também procura relacionar o Comprometimento
Organizacional dos alunos com a sua antiguidade (1º ao 6º ano) e com o seu
desempenho na AFA.
A amostra é composta por 82 alunos da AFA do Curso de Mestrado em
Aeronáutica Militar (CMAM) do 1º ao 6º ano.
Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados,
tendo sido utilizado o inquérito por questionário como principal fonte para
obtenção de dados. O instrumento de pesquisa utilizado é composto por três
partes, uma primeira em que se pretende identificar o perfil da amostra
investigada (género e ano), uma segunda baseada nas escalas de
Comprometimento Organizacional de Meyer e Allen, pretendendo-se averiguar
aspetos referentes ao Comprometimento Organizacional, e uma outra parte
baseada na recolha das avaliação de desempenho dos alunos nas três
componentes de avaliação da AFA: avaliação académica, formação militar
(FMA) e educação física (EFD).
Os resultados do presente estudo permitem concluir que o
Comprometimento Organizacional é influenciado pela antiguidade dos alunos ao
longo da sua formação. Não permite, no entanto, demonstrar a existência de
uma relação direta entre Comprometimento Organizacional e desempenho no
trabalho.
Description
Keywords
Comprometimento Organizacional; Desempenho; Academia da Força Aérea; Contexto militar