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Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma proliferação de sistemas de informação para a logística e gestão da cadeia de abastecimento nas suas múltiplas variantes, quer sejam soluções que partilham a mesma plataforma do ERP “original”, quer sejam integrações com o objetivo de tirar um melhor partido da informação registada pelo mesmo.
Neste trabalho aborda-se a problemática na obtenção de reporting com origem nos dados transacionais registados pelo ERP, nos casos em que as funcionalidades standard do mesmo não disponibilizam diretamente esta informação.
A abordagem a esta temática é suportada pelo caso prático do departamento de logística de uma multinacional com representação nacional, em que são analisados os registos imputados á atividade “reporting e métricas”.
São analisadas as horas imputadas a cada atividade e respetivos custos, no sentido de tirar elações relativamente á competitividade do indicador apurado quando analisado comparativamente com o mesmo indicador de outras empresas no mercado.
Apesar de não ter sido possível efetuar a análise comparativa do indicador para a atividade “reporting e métricas” com outras empresas por questões que têm a ver com a especificidade do conteúdo da informação trabalhada, os resultados obtidos (4,4% das horas e 6,0% dos custos com atividades produtivas), encontram-se muito afastados das empresas com melhores práticas a este nível.
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Keywords
Manutenção, Gestão, Gestão Logística, Gestão da Cadeia de Abastecimento, Reporting.