Publication
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
| dc.contributor.author | Mendes, Teresa | |
| dc.contributor.author | Velosa, Marta | |
| dc.date.accessioned | 2016-08-20T00:44:19Z | |
| dc.date.available | 2016-08-20T00:44:19Z | |
| dc.date.issued | 2016-08-19 | |
| dc.description.abstract | Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Mendes, T. e Velosa, M. (2016). Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. pró-prosições, vol.º 27, n.º 2, pp. 115-133. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0041 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0041 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14472 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Pro-prosições | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | vol.27 no.2; | |
| dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n2/1980-6248-pp-27-02-00115.pdf | pt_PT |
| dc.subject | literatura para a infância | pt_PT |
| dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | formação estético-literária | pt_PT |
| dc.subject | desenvolvimento infantil | pt_PT |
| dc.title | Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar | pt_PT |
| dc.title.alternative | Children's literature in the kindergaten: contributions to the development of the child at pre-school age | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Campinas, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 132 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 115 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Pro-prosições | pt_PT |
| oaire.citation.volume | vol.27 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
