Repository logo
 
Publication

Produção do conhecimento sobre satisfação do utilizador internado em hospital público

dc.contributor.authorLana, Letice Dalla
dc.contributor.authorRodrigues, Marlene Kreutz
dc.contributor.authorRamos, Iara Barbosa
dc.contributor.authorPortela, Odete Teresinha
dc.contributor.authorSchmidt, Alberto Souza
dc.date.accessioned2018-08-28T11:55:55Z
dc.date.available2018-08-28T11:55:55Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractPesquisas de satisfação destacam o paciente como parte integrante e fundamental nos serviços de saúde, oferecendo subsídios no processo de gestão e, consequentemente, possibilitam apontar algumas opções para um repensar na organização dos processos de trabalho, objetivando a melhoria contínua do serviço. Estudo bibliográfico que teve como objetivo: identificar a produção de estudos brasileiros e latino americanos, publicados nos últimos cinco anos, sobre a temática “satisfação dos utilizadores com o serviço recebido durante o internamento hospitalar” no intuito de encontrar evidências da (não) utilização do Modelo de Excelência em Gestão. No que respeita ao ano de publicação, nos 15 resumos deste estudo observou-se que a temática “satisfação dos utilizadores com o serviço recebido durante o internamento hospitalar” tem sido publicado de forma crescente nos últimos anos, sendo o ano de 2010 com maior número de publicações (40%). Nos anos de 2006, 2007 e 2009 houve três publicações (20%), e no ano de 2008 uma publicação (6,66%). Acredita-se que o interesse pela temática esteja em crescimento e nos últimos dois anos observou-se crescente interesse em Programas de gestão da qualidade. A maioria das pesquisas sobre satisfação do utilizador abordou apenas um dos seguintes aspectos: o atendimento da equipe de enfermagem, o atendimento médico, a alimentação fornecida durante o internamento, o atendimento de outros profissionais. Essas abordagens se deram de forma fragmentada, com exceção de um estudo que abordou estruturas, processos e resultados com prevê o Modelo de Excelência em Gestão.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23911
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagempt_PT
dc.subjectSatisfação do utilizadorpt_PT
dc.subjectSatisfação do clientept_PT
dc.subjectHospitalpt_PT
dc.titleProdução do conhecimento sobre satisfação do utilizador internado em hospital públicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage62pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PE17-1_62_70.pdf
Size:
637.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: