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Analisando o uso do método Q nos estudos sobre educação em saúde

dc.contributor.authorSampaio, Samára
dc.contributor.authorGalvão, Maria Cristiane
dc.contributor.authorBaldoni, Nayara
dc.contributor.authorFernandes, Maria Neyrian
dc.contributor.authorDonadeli, Josiane
dc.contributor.authorSantos, Márcia
dc.contributor.authorRocha, Juan
dc.contributor.authorSantos, Ana Maria
dc.contributor.authorFerreira, Janise
dc.contributor.authorForster, Aldaísa
dc.date.accessioned2021-01-21T14:48:08Z
dc.date.available2021-01-21T14:48:08Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractIntrodução: O método Q, apesar de criado nos anos de 1930, despertou o interesse de pesquisadores de diversas áreas no século XXI, com crescente uso nas publicações que buscam compreender elementos constituintes da subjetividade. Caracterizado neste trabalho como um método misto de pesquisa, enquadra-se na categoria de estudo exploratório sequencial, representado pela expressão QUAL>QUAN, em que resultados quantitativos são mobilizados para confirmar os resultados qualitativos a fim de melhor entender o fenómeno. Objetivo: Caracterizar o método Q e suas potencialidades como método misto de pesquisa na área da educação na saúde com tecnologias digitais. Método: A pesquisa teve caráter qualitativo, explorou 13 estudos selecionados, de acordo com os critérios de inclusão específicos, nas bases de dados PubMed, Scopus, CINAHL, PsycInfo, Web of Science e LILACS no ano de 2019. Resultados: O método Q é formado por cinco fases, dentre as quais três abrangem o componente qualitativo do estudo: i. definição do concourse (declarações sobre determinado tema); ii. o desenvolvimento da amostra Q (Q sample ou Q set, um conjunto de declarações que representam a amostra do estudo); e iii. a seleção do P set (grupo de participantes do estudo). Uma fase caracteriza o componente quantitativo do método: iv. construção e análise do Q sort a partir da graduação em uma régua pelos participantes do estudo, com uma valorização atribuída a cada declaração e, em seguida, por meio da análise estatística e análise fatorial, busca-se correlações entre os diferentes arranjos de respostas. E, por fim, a fase v. de interpretação dos dados, na qual ocorre a conciliação dos componentes qualitativos e quantitativos. Na revisão de literatura realizada sobre o uso desse método misto na educação na saúde com o suporte de tecnologias verificou-se que há variações nas técnicas utilizadas para construção do concourse, como entrevistas, levantamento de literatura, grupos focais; na definição do número de itens da amostra Q, ou seja, o número de declarações. O conjunto P não necessita de um número elevado de pessoas, pois as baixas taxas de resposta não influenciam os resultados, já que o objetivo principal é identificar uma correlação entre arranjos de respostas, não testar a distribuição proporcional dessas respostas em uma população maior. No caso dos estudos na área da educação em saúde com tecnologias extraíram-se os padrões identificados em estudantes, professores e funcionários de estudantes, professores e funcionários por meio dos Q sorts, que foram analisados com diferentes softwares e variados métodos de rotação. Conclusão: O método Q é uma estratégia para estudar diferentes fenómenos subjetivos a partir da significação emprestada aos ítens ou declarações e a possibilidade de representar as estruturas internalizadas explícitas. Então, aprender sobre esse método e a natureza do seu recorte de pesquisa, tipo misto, parece adequado para o desenvolvimento de estudos na área das ciências da saúde, principalmente na formação profissional na cultura digital.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34834
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúdept_PT
dc.subjectMétodo Qpt_PT
dc.subjectEducação em saúdept_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectMétodos mistospt_PT
dc.titleAnalisando o uso do método Q nos estudos sobre educação em saúdept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage11pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleXIV Jornadas APDISpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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