Publication
Crianças em situação de risco social - a percecão dos docentes
dc.contributor.author | Martins, Maria José D. | |
dc.contributor.author | Figueira, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-06-06T14:04:32Z | |
dc.date.available | 2016-06-06T14:04:32Z | |
dc.date.issued | 2015-06 | |
dc.description.abstract | Esta investigação teve como principais objetivos: conhecer a frequência de alunos em situação de risco social, a frequentar o ensino Básico de um concelho situado no Alto Alentejo e identificar o tipo de risco que poderão estar viver, a partir das perceções dos seus docentes. A investigação pretendia ainda estabelecer a relação entre o risco percebido e variáveis como o género, ciclo de escolaridade; insucesso escolar; apoios sociais. Para o efeito adaptou-se o questionário para deteção de crianças em situação de risco social constituído por 4 subescalas: maltrato ativo, negligência, problemas emocionais, e condutas antissociais, e aplicou-se a todos os professores titulares do 1.º ciclo e a todos os diretores de turma dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Cada um dos 15 docentes respondia a tantos questionários quantos os seus alunos. A amostra alvo correspondia a toda a população escolar dos três ciclos do ensino básico desse concelho, ou seja, os questionários reportavam-se a 232 alunos, com idades entre os 6 e os 18 anos. Os resultados obtidos permitem concluir que as situações de risco social mais frequentes eram a pobreza e as carências socioeconómicas dos alunos e suas famílias. Verificou-se também que as crianças percecionadas como estando em situação de maior risco social tinham mais insucesso escolar e eram beneficiários de ação social escolar. Os alunos do 3.º ciclo foram percebidos como estando em maior situação de risco social comparativamente aos outros. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13908 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.subject | crianças | pt_PT |
dc.subject | risco social | pt_PT |
dc.subject | docentes | pt_PT |
dc.title | Crianças em situação de risco social - a percecão dos docentes | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1.ª | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 38 | pt_PT |
oaire.citation.title | Diversidade e educação: desafios atuais | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |