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Promoção da saúde dos adolescentes no âmbito da educação sexual:

dc.contributor.authorErmitão, Vanessa
dc.contributor.authorGonçalves, Maria do Céu
dc.contributor.authorCosta, Andreia
dc.date.accessioned2023-06-20T11:20:10Z
dc.date.available2023-06-20T11:20:10Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractIntrodução: A adolescência é uma fase da vida marcada por rápidas mudanças desenvolvimentais e, por isso, um período crucial para aumentar as capacidades para comportamentos de promoção de saúde. No âmbito da educação sexual e afetiva, o enfermeiro pode desempenhar um papel relevante na promoção da saúde dos adolescentes, contribuindo para os conhecimentos e atitudes dos mesmos, acerca da sexualidade. Objetivo: O objetivo geral do projeto foi contribuir para o aumento do conhecimento sobre sexualidade, de adolescentes do 9º ano de escolaridade de uma escola da área de intervenção de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada/Seixal. Método: O projeto foi desenvolvido seguindo as fases da Metodologia do Planeamento em Saúde. O diagnóstico de situação foi realizado com recurso ao Questionário Perceção dos Alunos acerca da Educação Sexual. A amostra, obtida de forma não probabilística por conveniência, foi constituída por 16 adolescentes. O projeto foi sustentado pelo referencial teórico do Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. Resultados e discussão: O diagnóstico de situação revelou conhecimento sobre a saúde comprometido e comportamento de procura de saúde comprometido. De modo a resolver os problemas de saúde prioritários, recorreu-se à educação para a saúde, como estratégia. Após a intervenção, mais de 80% dos estudantes responderam corretamente às questões sobre a temática, cerca de 72% dos estudantes identificaram dois comportamentos sexuais de risco, e 53% dos estudantes privilegiaram os profissionais de saúde como fontes de informação em assuntos relacionados com a sexualidade. Conclusões: Este projeto, alicerçado na Metodologia do Planeamento em Saúde e no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, permitiu contribuir para o conhecimento dos adolescentes, no âmbito da educação sexual, através da intervenção de enfermagem em contexto comunitário.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: The adolescence is a stage of life marked by quick developmental changes and, therefore, a crucial period to increase the capacities for health-promoting behaviors.Adolescents health promotion in the context of sex education: community intervention project. In the context of sexual and affective education, nurses can have a relevant role in promoting adolescents health, contributing to their knowledge and attitudes about sexuality. Objective: The project’s main goal was to contribute to the increase of the knowledge about sexuality in adolescents from the 9th school grade, from a school in the intervention area of a Community Care Unit of the Almada/Seixal Health Centers Group.Method: The project was developed following the stages of the Health Planning Methodology. The situation diagnosis was performed using the Questionnaire on Student Perceptions of Sex Education. A non-probability and convenience sample was made up of 16 adolescents. The project was supported by the theoretical framework ofNolaPender'sHealthPromotionModel. Results and Discussion: The situation diagnosis revealed deficient knowledge about health and also a deficient health seeking behaviour. To solve top priority health problems, health education was the strategy used. After the intervention, more than 80% of students correctly answered questions about the theme, about 72% of students identified two risky sexual behaviours and 53% of students privilege health professionals as the main source of information for sexuality related_issues. Conclusions: This project, based in the Health Planning Methodology and in the Nola Pender’s Health Promotion Model, increased knowledge to adolescents, in the context of sex education, through nursing intervention in a community context.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationErmitão, V., Gonçalves, M. C., & Costa, A. (2021). Promoção da saúde dos adolescentes no âmbito da educação sexual: um projeto de intervenção comunitária. Pensar Enfermagem, 25(2), 91–102. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v25i2.188pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v25i2.188pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45241
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherESELpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/188pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPromoção da Saúdept_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitáriapt_PT
dc.subjectEducação Sexualpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.titlePromoção da saúde dos adolescentes no âmbito da educação sexual:pt_PT
dc.title.alternativeum projeto de intervenção comunitáriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameCosta
person.givenNameAndreia
person.identifier1154144
person.identifier.ciencia-id071D-4FEB-416D
person.identifier.orcid0000-0002-2727-4402
person.identifier.scopus-author-id57202310047
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfd206928-7587-42cb-9c21-6856a4fe188b
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