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Catástrofe em Portugal: Gestão da Informação

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RESUMO Os desastres repetem-se desde sempre com alguma regularidade por todo o planeta, assumindo, nalgumas circunstâncias, contornos de uma verdadeira calamidade. A prevenção, o socorro e a recuperação constituem-se necessidades primárias do Estado e das populações assim como o dever de o Estado as proteger. A presente dissertação, situada no campo da Guerra de Informação/Competitive Intelligence, visa analisar como a Gestão da Informação é feita no enquadramento de uma catástrofe em Portugal decorrente de um sismo. Este estudo visa igualmente analisar os fluxos de informação entre as entidades intervenientes, como elas se articulam num cenário real de catástrofe, isto é, visa analisar em que moldes se deve gerir, coordenar e comandar a crise e quem é que deve e como se deve fazer a Gestão da Informação pública. Por outro lado, visa também entender o fenómeno dos acidentes e catástrofes nas sociedades, compreender a articulação funcional entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência na gestão de um desastre a fim de se encontrarem falhas estruturais e funcionais no actual sistema. Para o efeito propomos um modelo integrador, eficaz e eficiente.
ABSTRACT Disasters repeat themselves ever since with some regularity all over the planet, with contours of a real calamity under certain circumstances. Prevention, rescue and recovery represent primary needs of the State and populations as well as the duty of the State to protect them. The present dissertation, situated in the field of Information Warfare/Competitive Intelligence, aims to analyse how Information Management is done in the framework of a catastrophe in Portugal resulting from an earthquake. This study aims equally to analyse the fluxes of information between the intervening entities, how they articulate themselves in a real scenario of catastrophe, this is, aims to analyse in which moulds it must manage, coordinate and command the crisis and who and how shall the public Information Management be done. On the other hand, it also aims the understanding of the accidents and catastrophes phenomena in societies, understanding the functional articulation between the Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência in the management of a disaster in order to find structural and functional failures in the present system. To achieve this, we propose an integrative model, effective and efficient.

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Informação Desastre Gestão de Crises Gestão da informação

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