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Authors
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Abstract(s)
Foi objectivo deste trabalho, avaliar como é vista pelos trabalhadores a Responsabilidade
Social nas empresas portuguesas. A amostra foi constituída por 71 pessoas, todas no activo.
Tendo sido utilizado um questionário com questões sobre o indivíduo, a empresa e
responsabilidade social para analisar o objetivo do trabalho.
McGuire (1963) defendeu a ideia que a RS supõe que a empresa não tem apenas obrigações
legais e económicas, mas também algumas responsabilidades para com a sociedade. Walton
(1967) afirma que o conceito de RS é o reconhecimento da proximidade da relação entre a
empresa e a sociedade.
Os resultados do trabalho investigação foram analisados utilizando o programa SPSS e
Statisca 12.0, com recurso à análise de regressão linear.
Do teste de hipótese realizado concluiu-se que apenas a segunda hipótese é possível de ser
conclusiva, ou seja que os trabalhadores conhecem melhor o conceito quando as acções tem
uma boa divulgação, e que existe um muito melhor conhecimento do que é a RS, quando a
empresa faz divulgação das medidas implementadas.
De todas as formas, pela análise dos resultados obtidos aos questionários e apesar dos
resultados serem animadores, constatou-se que ainda há muito caminho a percorrer em
Portugal para que a RS implementada pelas empresas tenha um impacto percecionado pelos
trabalhadores e que os mesmos a interiorizem como um valor da cultura organizacional.
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Keywords
Responsabilidade Social Portuguesa Ambiente Normas Filantropia