Publication
Desenvolvimento sociomoral, ética profissional e educação para a cidadania ao longo do ciclo de vida
dc.contributor.author | Martins, Maria José D. | |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T15:32:10Z | |
dc.date.available | 2016-06-13T15:32:10Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | A educação para a cidadania ao longo do ciclo de vida constitui uma preocupação da sociedade contemporânea, estando mesmo consagrada nas recomendações do Conselho da Europa. O objectivo desta comunicação é demonstrar que a operacionalização desta recomendação deverá privilegiar estratégias de promoção do desenvolvimento sociomoral, comparativamente a estratégias de mera doutrinação ou de clarificação de valores. A utilização dessa abordagem deverá ser privilegiada em qualquer etapa do ciclo de vida, uma vez que se considera não existir uma ruptura conceptual entre as estratégias utilizadas com crianças e adolescentes e as estratégias utilizadas com adultos, deverão efectuar-se apenas algumas adaptações de conteúdo, relacionadas com as experiências pessoais e profissionais próprias da vida adulta. Assim, revêem-se algumas das principais teorias do desenvolvimento sociomoral, integrando os contributos quer das teorias que enfatizam aspectos cognitivos, quer das teorias que salientam aspectos afectivos e emocionais, com vista a delinear as estratégias pedagógicas mais adequadas para se efectuar uma educação para a cidadania ao longo de todo o ciclo de vida. Apresentam-se alguns dados exploratórios relativos a dilemas morais relatados por estudantes do 1º ano de Serviço Social, diferenciando-se os relatos dos estudantes com e sem experiência profissional. Os relatos dos estudantes com experiência profissional parecem indicar que a experiência profissional constitui um importante contexto de resolução de conflitos e exercício de cidadania. As estratégias pedagógicas baseadas na promoção do desenvolvimento sociomoral são discutidas como as mais adequadas para a promoção de uma cidadania democrática e participativa. | pt_PT |
dc.identifier.issn | ISSN: 0214-9877 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14033 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | INFAD Revista de Psicología | pt_PT |
dc.subject | Cidadania no ciclo de vida | pt_PT |
dc.subject | promoção do desenvolvimento sociomoral | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento sociomoral, ética profissional e educação para a cidadania ao longo do ciclo de vida | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 428 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 419 | pt_PT |
oaire.citation.title | INFAD Revista de Psicología | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Desenvolvimento sociomoral etica profissional.pdf
- Size:
- 85.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: