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Inserção profissional: análise comparativa de duas áreas de formação

dc.contributor.authorAlmeida, António José
dc.contributor.authorAlves, Natália
dc.date.accessioned2013-05-17T15:57:25Z
dc.date.available2013-05-17T15:57:25Z
dc.date.issued2009-05-12
dc.descriptionComunicação apresentada no XIII Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho, 12 e 13 de Maio de 2009por
dc.description.abstractA problemática da inserção profissional tem vindo a adquirir uma elevada visibilidade social e a ocupar um lugar de destaque na agenda da investigação científica. Tal visibilidade e destaque resultam não tanto de estarmos perante um fenómeno social novo mas, sobretudo, dos contornos que este tende a assumir num contexto em que a uma oferta crescente de diplomados com elevados níveis de escolaridade nem sempre tem correspondido uma capacidade de criação de empregos capaz de romper com o desemprego estrutural que tem sido apanágio das sociedades contemporâneas. Esta nova realidade tem feito com que os processos de inserção profissional sejam cada vez mais prolongados no tempo e atravessados por ritmos diferenciados (Charlot e Glassman, 1998; Murdoch e Paul, 2003; Alves, 2008) em função quer das dinâmicas socioeconómicas quer das estratégias dos diferentes actores sociais envolvidos de que se destacam os próprios diplomados, os responsáveis pelas empresas e os poderes públicos, estes na sua dupla condição de empregador e de regulador do funcionamento dos sistemas de educação, formação e emprego. Neste contexto, a análise comparativa do processo de inserção profissional de licenciados em Gestão de Recursos Humanos (GRH) e em Ciências da Educação (CE) adquire maior relevância, na medida em que estamos perante duas áreas de formação de criação recente correspondendo a campos de exercício profissional pouco consolidados e caracterizados por recorrerem a bases de recrutamento extremamente diversificadas. Assim, com base num inquérito por questionário a diplomados nestas duas áreas de formação, propomo-nos, com a presente comunicação, caracterizar: a composição sociográfica de ambos os grupos de diplomados, o processo de obtenção do emprego, a integração no campo profissional e a satisfação com o emprego.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4189
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.titleInserção profissional: análise comparativa de duas áreas de formaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleXIII Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalhopor
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAntonio José
person.identifierAntónio José Almeida
person.identifier.ciencia-id3614-72A4-F7B9
person.identifier.orcid0000-0002-1098-3181
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication9cb0ef33-ef25-4d7d-8baf-938e0f9af795
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