Publication
Inserção profissional: análise comparativa de duas áreas de formação
dc.contributor.author | Almeida, António José | |
dc.contributor.author | Alves, Natália | |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T15:57:25Z | |
dc.date.available | 2013-05-17T15:57:25Z | |
dc.date.issued | 2009-05-12 | |
dc.description | Comunicação apresentada no XIII Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho, 12 e 13 de Maio de 2009 | por |
dc.description.abstract | A problemática da inserção profissional tem vindo a adquirir uma elevada visibilidade social e a ocupar um lugar de destaque na agenda da investigação científica. Tal visibilidade e destaque resultam não tanto de estarmos perante um fenómeno social novo mas, sobretudo, dos contornos que este tende a assumir num contexto em que a uma oferta crescente de diplomados com elevados níveis de escolaridade nem sempre tem correspondido uma capacidade de criação de empregos capaz de romper com o desemprego estrutural que tem sido apanágio das sociedades contemporâneas. Esta nova realidade tem feito com que os processos de inserção profissional sejam cada vez mais prolongados no tempo e atravessados por ritmos diferenciados (Charlot e Glassman, 1998; Murdoch e Paul, 2003; Alves, 2008) em função quer das dinâmicas socioeconómicas quer das estratégias dos diferentes actores sociais envolvidos de que se destacam os próprios diplomados, os responsáveis pelas empresas e os poderes públicos, estes na sua dupla condição de empregador e de regulador do funcionamento dos sistemas de educação, formação e emprego. Neste contexto, a análise comparativa do processo de inserção profissional de licenciados em Gestão de Recursos Humanos (GRH) e em Ciências da Educação (CE) adquire maior relevância, na medida em que estamos perante duas áreas de formação de criação recente correspondendo a campos de exercício profissional pouco consolidados e caracterizados por recorrerem a bases de recrutamento extremamente diversificadas. Assim, com base num inquérito por questionário a diplomados nestas duas áreas de formação, propomo-nos, com a presente comunicação, caracterizar: a composição sociográfica de ambos os grupos de diplomados, o processo de obtenção do emprego, a integração no campo profissional e a satisfação com o emprego. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4189 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.title | Inserção profissional: análise comparativa de duas áreas de formação | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | XIII Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho | por |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Antonio José | |
person.identifier | António José Almeida | |
person.identifier.ciencia-id | 3614-72A4-F7B9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1098-3181 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 9cb0ef33-ef25-4d7d-8baf-938e0f9af795 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9cb0ef33-ef25-4d7d-8baf-938e0f9af795 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- AJ Almeida e N Alves - Inserção profissional - análise de duas áreas de formação.pdf
- Size:
- 60.95 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: