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Gestão do estado emocional da criança (dos 6 aos 8 anos) através da actividade de brincar :
| dc.contributor.author | Pereira, Ana Margarida | |
| dc.contributor.author | Nunes, Joana | |
| dc.contributor.author | Teixeira, Séfora | |
| dc.contributor.author | Diogo, Paula | |
| dc.date.accessioned | 2018-08-30T09:26:26Z | |
| dc.date.available | 2018-08-30T09:26:26Z | |
| dc.date.issued | 2010-06 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo, de abordagem qualitativa, visa compreender como o brincar integrado na prática de enfermagem pode ser usado na gestão do estado emocional da criança a viver uma experiência de hospitalização/cirurgia. Neste processo investigativo recorreu-se ao diário de campo para descrever e analisar a própria prática de enfermagem associada ao fenómeno em estudo. A recolha dos dados foi realizada num serviço de internamento de pediatria cirúrgica de um hospital pediátrico de Lisboa, no período de Abril a Junho de 2008, a partir de interacções de cuidados com 9 crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, os quais revelaram um processo de gestão do estado emocional da criança, através da actividade de brincar, que implica as seguintes acções/interacções: promover o confronto adaptativo, favorecer o relaxamento, incrementar o sentimento de controlo, promover o sentimento de segurança, facilitar a aproximação, promover a expressão emocional, minimizar o sentimento de solidão, promover a distracção e desmistificar os medos. Conclui-se que a actividade de brincar é um instrumento terapêutico primordial em enfermagem pediátrica, na medida em que se revela um meio para favorecer o bem-estar das crianças, e por isso é sugestivo de contribuir para resultados terapêuticos. De facto, usado de modo intencional e sistemático promove a adaptação e aprendizagem das crianças numa experiência positiva de hospitalização/cirurgia. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Pensar Enfermagem, Vol. 14 N.º 1 1º Semestre de 2010 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23960 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem | pt_PT |
| dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Criança hospitalizada | pt_PT |
| dc.subject | Cirurgia | pt_PT |
| dc.subject | Emoções | pt_PT |
| dc.subject | Brincar | pt_PT |
| dc.title | Gestão do estado emocional da criança (dos 6 aos 8 anos) através da actividade de brincar : | pt_PT |
| dc.title.alternative | analisando o cuidado de enfermagem em contexto de internamento de pediatria | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 38 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Pensar Enfermagem | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 14 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
