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Gestão do estado emocional da criança (dos 6 aos 8 anos) através da actividade de brincar :

dc.contributor.authorPereira, Ana Margarida
dc.contributor.authorNunes, Joana
dc.contributor.authorTeixeira, Séfora
dc.contributor.authorDiogo, Paula
dc.date.accessioned2018-08-30T09:26:26Z
dc.date.available2018-08-30T09:26:26Z
dc.date.issued2010-06
dc.description.abstractO presente estudo, de abordagem qualitativa, visa compreender como o brincar integrado na prática de enfermagem pode ser usado na gestão do estado emocional da criança a viver uma experiência de hospitalização/cirurgia. Neste processo investigativo recorreu-se ao diário de campo para descrever e analisar a própria prática de enfermagem associada ao fenómeno em estudo. A recolha dos dados foi realizada num serviço de internamento de pediatria cirúrgica de um hospital pediátrico de Lisboa, no período de Abril a Junho de 2008, a partir de interacções de cuidados com 9 crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, os quais revelaram um processo de gestão do estado emocional da criança, através da actividade de brincar, que implica as seguintes acções/interacções: promover o confronto adaptativo, favorecer o relaxamento, incrementar o sentimento de controlo, promover o sentimento de segurança, facilitar a aproximação, promover a expressão emocional, minimizar o sentimento de solidão, promover a distracção e desmistificar os medos. Conclui-se que a actividade de brincar é um instrumento terapêutico primordial em enfermagem pediátrica, na medida em que se revela um meio para favorecer o bem-estar das crianças, e por isso é sugestivo de contribuir para resultados terapêuticos. De facto, usado de modo intencional e sistemático promove a adaptação e aprendizagem das crianças numa experiência positiva de hospitalização/cirurgia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPensar Enfermagem, Vol. 14 N.º 1 1º Semestre de 2010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23960
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagempt_PT
dc.subjectCuidados de enfermagempt_PT
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_PT
dc.subjectCriança hospitalizadapt_PT
dc.subjectCirurgiapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleGestão do estado emocional da criança (dos 6 aos 8 anos) através da actividade de brincar :pt_PT
dc.title.alternativeanalisando o cuidado de enfermagem em contexto de internamento de pediatriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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