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No âmbito do programa PRODER – Redes Temáticas de Informação e Divulgação, o Instituto Politécnico de Portalegre através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior Agrária, juntamente com a Universidade de Évora e a Natur-al-Carnes é parceiro da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), no projeto “Nutrição de Bovinos de Carne” no qual a AADP é líder.
Neste sub-programa específico do PRODER o objetivo máximo é a divulgação do conhecimento agrícola. Com evidência regional no Norte Alentejano verifica-se elevada importância na atividade pecuária de bovinos de carne, o que define como principal objetivo deste projeto a criação de um sistema de informação para o produtor local de bovinos de carne para difundir o estudo de formas de alimentação e distribuição de alimentos aos efetivos, também estudados pela equipa do projeto. Assim, pretende-se fazer chegar ao produtor a informação e conhecimento agrícolas para que seja otimizada o modo de alimentação animal e rentabilizada a exploração no seu total.
O estudo incide na realidade vivida no distrito de Portalegre em termos de procura de informação no âmbito da produção de bovinos de carne.
Foram aplicados 200 questionários validados, nos meses de julho e agosto de 2011, segundo o cálculo de uma amostra aleatória estratificada a todo o distrito de Portalegre; administrados através de correspondência, e-mail, telefone e entrevista pessoal.
Os resultados mostram que em 72% dos casos os produtores são do sexo masculino e que os meios de comunicação preferenciais são o contacto pessoal e o telefone para contactarem com os técnicos de saúde animal, com outros produtores agrícolas e com a AADP. A maioria dos produtores, 69%, considera o seu modo de produção como tradicional.
Destacam-se dois clusters diferenciados pela utilização dos meios de comunicação, conforme a intensidade e sofisticação do uso. O tipo de produção está relacionado com a procura de informação junto de outros produtores e dos veterinários e os leilões na AADP são um ponto de recolha de informação. Como maiores necessidades de informação os produtores abrangidos apontam a criação de novos canais de distribuição da carne e os preços praticados no mercado.
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segmentação bovinos de carne comunicação Portalegre