Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Primer contacto con la unidad de cuidados intensivos pediátricos: el papel de enfermería en la participación de la familia en el cuidado

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
ID59965_GALERADA.pdf388.57 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

RESUMO Introdução: O internamento de crianças em unidades de cuidados intensivos surge de forma inesperada, tanto para a família, como para a criança. Os sentimentos de medo e incerteza dominam os primeiros momentos de contacto com esta realidade inesperada, o enfermeiro surge, neste contexto, como o elemento de ligação entre a família e o contexto. Objetivo: Identificar as práticas utilizadas pelos enfermeiros na preparação e acolhimento do familiar para o contexto de cuidados intensivos. Método: Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, com a participação de 26 enfermeiros a exercer funções numa Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos de um Centro Hospitalar, organizado em grupos focais, que ocorreram entre os dias 9 de maio e 8 de junho de 2019. Resultado: Depois de organizados os resultados em categorias temáticas, a pesquisa permitiu identificar que, no primeiro contacto com a Unidade de Cuidados Intensivos, a fase de integração para o contexto passava pela apresentação do enfermeiro, pela tipologia de informação transmitida, pela apresentação da estrutura da unidade, pela apresentação do estado global do doente e pela desmistificação do contexto. Já relativamente ao acolhimento, os participantes no estudo consideraram este momento como marcante, condicionado pelas competências do enfermeiro, por uma avaliação inicial dos familiares e que obedece a requisitos próprios. Conclusão: O primeiro contacto do processo de acolhimento, uma função do enfermeiro não delegável a outro profissional, sendo a preparação do familiar um processo contínuo iniciado do primeiro contacto com o serviço.

Descrição

Palavras-chave

Acolhimento Criança Cuidados críticos Família Enfermeiros.

Contexto Educativo

Citação

Melo, T.F.C.; Fernandes, M.I.D.,; Correia, M.E. (2025). Primeiro contacto com a unidade de cuidados intensivos pediátricos: papel do enfermeiro no envolvimento da família no cuidado. Revista Enfermería Actual en Costa Rica Edición Núm. 48 (2025)

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Coleções

Licença CC

Métricas Alternativas