Repository logo
 
Publication

Comida de rua: consumo e perceção de salubridade em consumidores portugueses

dc.contributor.authorLima, João
dc.contributor.authorOrtiz, Alfonsina
dc.contributor.authorAgazzi, Beatriz
dc.contributor.authorFretes, Gabriela
dc.contributor.authorGonzalez, Juan
dc.contributor.authorArboleda, Luz
dc.contributor.authorNessier, María Celeste
dc.contributor.authorMauricio, Saby
dc.contributor.authorIvankovich, Sonia
dc.contributor.authorTorres, Jairo
dc.contributor.authorGonzalez, Laura
dc.contributor.authorDurán, Samuel
dc.contributor.authorBrasioli, Marli
dc.contributor.authorVelásquez, Ángela
dc.contributor.authorCabanes, Débora
dc.contributor.authorRaimondo, Emilia
dc.contributor.authorCordón, Karla
dc.contributor.authorVelasquez, John
dc.contributor.authorRocha, Ada
dc.date.accessioned2020-04-26T14:22:00Z
dc.date.available2020-04-26T14:22:00Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractIntrodução: A comida de rua define-se como os alimentos e bebidas prontos a comer, preparados e/ou vendidos na rua ou similares e esta tem-se revelado nos últimos anos uma tendência global na restauração, apesar da insegurança quanto às práticas higio sanitárias percecionada por alguns indivíduos. Objetivos: Conhecer o perfil de consumidores de comida de rua em Portugal, o tipo de alimentos, a sua frequência de consumo e avaliar a perceção do consumidor em relação à segurança alimentar, por comparação com os resultados obtidos em países da América Latina. Metodologia: Foi realizado um inquérito online, integrado num estudo multicêntrico a nível ibero-americano. Resultados: Em Portugal, dos 803 inquiridos, 50,9% são indivíduos entre os 18-30 anos, e a maioria são do sexo feminino. A maioria dos inquiridos consumiu comida de rua nos três meses anteriores ao preenchimento do inquérito. Cerca de 46% destes dizem ingeri-la com uma periodicidade inferior a mensal. Os alimentos mais consumidos foram os gelados (89,6%), as bifanas ou pão com chouriço/queijo/presunto (83,1%), as farturas/churros (80,3%) e os cachorros/hambúrgueres (79,8%). Os principais motivos de consumo foram a disponibilidade (48,7%) e o sabor (30,3%). O reporte de episódios de diarreia ou vómito após o consumo de comida de rua em Portugal apresentou um valor muito abaixo da média dos países latino-americanos. Em relação aos locais de venda de comida de rua verifica-se que 80,2% dos inquiridos considera que os mesmos se encontram sujos ou parcialmente sujos. Conclusões: Em Portugal, observa-se um consumo de comida de rua pouco frequente, sendo os gelados e as bifanas os alimentos mais consumidos, e o consumo determinado predominantemente pela disponibilidade e sabor deste tipo de alimentos. Globalmente a perceção de higiene dos consumidores portugueses é má, contudo o reporte de mau estar após a ingestão deste tipo de alimentos foi baixo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21011/apn.2019.1807pt_PT
dc.identifier.issn2183-5985
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/32046
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Nutriçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComida de ruapt_PT
dc.subjectPerceção de segurançapt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.titleComida de rua: consumo e perceção de salubridade em consumidores portuguesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.startPage38pt_PT
oaire.citation.titleActa Portuguesa de Nutriçãopt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
person.familyNameLima
person.familyNameFretes
person.familyNameGonzalez
person.familyNameNessier
person.familyNameIvankovich
person.familyNameTorres
person.familyNameGonzalez
person.familyNameCordón
person.familyNameVelasquez
person.familyNameRocha
person.givenNameJoão
person.givenNameGabriela
person.givenNameJuan
person.givenNameMaría Celeste
person.givenNameSonia
person.givenNameJairo
person.givenNameLaura
person.givenNameKarla
person.givenNameJohn
person.givenNameAda Margarida Correia Nunes Da
person.identifier.ciencia-idCA17-897B-FA91
person.identifier.ciencia-id241C-6367-5DDE
person.identifier.orcid0000-0003-0157-8368
person.identifier.orcid0000-0002-0371-8902
person.identifier.orcid0000-0003-2013-1481
person.identifier.orcid0000-0002-8586-2069
person.identifier.orcid0000-0001-5635-5976
person.identifier.orcid0000-0003-1867-003X
person.identifier.orcid0000-0001-6231-2374
person.identifier.orcid0000-0003-3825-739X
person.identifier.orcid0000-0002-3962-7180
person.identifier.orcid0000-0003-3505-4538
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf89ad4c1-c48e-4ec2-87b1-dcb6992ac0ce
relation.isAuthorOfPublicationdcbfac41-a8c8-4d12-a8bc-1f8ab2ced09d
relation.isAuthorOfPublication444cbcd3-b049-4278-a3e4-b52915c58e29
relation.isAuthorOfPublicatione74c6612-442e-4ec5-afda-9e79c5042c64
relation.isAuthorOfPublication0c332870-42bc-49e6-a519-5b016de5e94e
relation.isAuthorOfPublication9945a0ef-3909-462e-9b25-dfb5e532d982
relation.isAuthorOfPublication7408ec38-7866-41e1-83f1-e90aae397cc8
relation.isAuthorOfPublication473908b7-a51d-4b69-94c0-82b4d40b4587
relation.isAuthorOfPublicationd6e3ecb0-27e7-41b6-b4c2-6838907154b6
relation.isAuthorOfPublication2ae673dd-ebd7-420d-886d-71f1c0578e38
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery444cbcd3-b049-4278-a3e4-b52915c58e29

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
07_Artigo-Original.pdf
Size:
244.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: