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Modelos de formação em enfermagem e desenvolvimento curricular :
dc.contributor.author | Mestrinho, Maria de Guadalupe | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T13:25:22Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T13:25:22Z | |
dc.date.issued | 2012-12 | |
dc.description.abstract | Fazendo parte de uma investigação sobre profissionalismo docente e competências dos professores de enfermagem, este artigo baseia-se numa comunicação realizada em 2011 na XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE1. Pretende analisar como as mudanças no ensino superior e no ensino de enfermagem se refletem nas conceções de ensino e nas práticas pedagógicas e, como os quadros de referência dos professores influenciam os modelos de formação em uso no ensino de enfermagem. Trata-se de um estudo interpretativo que recorre a uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa e a uma análise indutiva de entrevistas semiestruturadas (vinte professores coordenadores e adjuntos), tendo-se realizado também observação a um sub-grupo de quatro professores, numa perspetiva crítica e interpretativa da realidade (Denzin e Lincoln, 1994; Morse, 2005; Creswell, 2010; Minayo, 2010). Os resultados evidenciam uma diversidade de modelos orientadores das práticas pedagógicas, oscilando entre os paradigmas do ensino, de caráter transmissivo e o da aprendizagem autorregulada. A mudança de paradigma nas conceções, nas práticas de enfermagem e no ensino permite identificar duas lógicas de formação: a aplicacionista e a construtivista, o que indicia uma transição nos modelos de formação em uso para outros baseados num paradigma inspirado na complexa realidade profissional da enfermagem e da docência. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pensar Enfermagem, Vol. 16 N.º 2 2º Semestre de 2012 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23914 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Modelos de formação em uso | pt_PT |
dc.subject | Lógicas aplicacionista e construtivista | pt_PT |
dc.subject | Ensino de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.title | Modelos de formação em enfermagem e desenvolvimento curricular : | pt_PT |
dc.title.alternative | transição para um novo profissionalismo docente | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pensar Enfermagem | pt_PT |
oaire.citation.volume | 16 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |