Repository logo
 
Publication

Modelos de formação em enfermagem e desenvolvimento curricular :

dc.contributor.authorMestrinho, Maria de Guadalupe
dc.date.accessioned2018-08-28T13:25:22Z
dc.date.available2018-08-28T13:25:22Z
dc.date.issued2012-12
dc.description.abstractFazendo parte de uma investigação sobre profissionalismo docente e competências dos professores de enfermagem, este artigo baseia-se numa comunicação realizada em 2011 na XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE1. Pretende analisar como as mudanças no ensino superior e no ensino de enfermagem se refletem nas conceções de ensino e nas práticas pedagógicas e, como os quadros de referência dos professores influenciam os modelos de formação em uso no ensino de enfermagem. Trata-se de um estudo interpretativo que recorre a uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa e a uma análise indutiva de entrevistas semiestruturadas (vinte professores coordenadores e adjuntos), tendo-se realizado também observação a um sub-grupo de quatro professores, numa perspetiva crítica e interpretativa da realidade (Denzin e Lincoln, 1994; Morse, 2005; Creswell, 2010; Minayo, 2010). Os resultados evidenciam uma diversidade de modelos orientadores das práticas pedagógicas, oscilando entre os paradigmas do ensino, de caráter transmissivo e o da aprendizagem autorregulada. A mudança de paradigma nas conceções, nas práticas de enfermagem e no ensino permite identificar duas lógicas de formação: a aplicacionista e a construtivista, o que indicia uma transição nos modelos de formação em uso para outros baseados num paradigma inspirado na complexa realidade profissional da enfermagem e da docência.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPensar Enfermagem, Vol. 16 N.º 2 2º Semestre de 2012pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23914
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagempt_PT
dc.subjectModelos de formação em usopt_PT
dc.subjectLógicas aplicacionista e construtivistapt_PT
dc.subjectEnsino de enfermagempt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.titleModelos de formação em enfermagem e desenvolvimento curricular :pt_PT
dc.title.alternativetransição para um novo profissionalismo docentept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage2pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PE16-2_Artigo1_2-30(1).pdf
Size:
733.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: