Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância
das Expressões Integradas como motivação no processo de
Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da
educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho
desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em
ambos os ciclos de educação e ensino.
Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas,
assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens
significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a
prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel
da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e
facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi
notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a
construção dos dispositivos pedagógicos.
Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis
dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a
interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos
aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.
Description
Keywords
Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens