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A metodologia Lean na área hospitalar - a gestão da qualidade enquanto factor de melhoria contínua e humanização do esforço de racionalização dos recursos

dc.contributor.authorValente, Rui Pulido
dc.contributor.authorEsteves, Margarida
dc.contributor.authorPadilha, João
dc.date.accessioned2013-05-09T15:40:13Z
dc.date.available2013-05-09T15:40:13Z
dc.date.issued2012-12
dc.description.abstractO desenvolvimento de um conjunto de projectos na área biomédica, a partir da colaboração entre o Instituto Politécnico de Portalegre e o Hospital José Maria Grande, desta mesma cidade, capital do Alto Alentejo, revela a importância da Gestão da Qualidade enquanto factor de identificação do desperdício e racionalização de meios. Ponto comum a temática da Qualidade e, concretamente, a preocupação crescente com os custos e a redução do desperdício, no sentido da melhoria da utilização dos recursos (humanos, técnicos e territoriais). O presente artigo pretende demonstrar que a melhoria da produtividade do sector hospitalar está dependente da aplicação de modelos de gestão que integrem as três metodologias: Qualidade Total (TQM), Lean Six Sigma e Custeio ABC. São apresentadas três experiências desenvolvidas com estudantes do 3º ano do curso de Bioengenharia no âmbito do estágio curricular e do seu projecto final:  Avaliação dos custos da não qualidade nos serviços de patologia e esterilização do Hospital José Maria Grande;  Lean Six Sigma no serviço de Oftalmologia do Hospital José Maria Grande;  Modelo para cálculo de custos da qualidade e da não qualidade numa Farmácia hospitalar a partir da ferramenta Lean. No primeiro caso o objectivo foi a definição de um modelo para identificação dos custos da não qualidade a partir da metodologia de custeio ABC, tendo como referencial um grupo de serviços, previamente seleccionados, nas duas instituições que constituem a Unidade Local de Saúde do Norte alentejano EPE, Hospital de Portalegre e Hospital de Elvas. No segundo caso procedeu-se à caracterização detalhada dos processos e modo de funcionamento do serviço de Oftalmologia do Hospital de Portalegre. O estudo seguiu a metodologia Lean Six Sigma, tendo como objectivo adicional a identificação de oportunidades de melhoria nos processos que foram definidos, caracterizados e quantificados. Este trabalho foi desenvolvido com o apoio da empresa Blueworks que criou uma aplicação específica testada nos Hospitais de Coimbra. O terceiro estudo foi desenvolvido a partir de uma situação muito concreta de racionalização do fornecimento de medicamentos com base nas prescrições entregues pelos médicos, revistas e negociadas com a responsável da farmácia. Este procedimento foi objecto de avaliação em termos de redução de custos. Foram identificadas outras medidas e formas de reduzir o “desperdício”, emagrecendo (Lean) os “custos”. Foram formuladas propostas para a estruturação de um modelo de custos que permita identificar factores de racionalização e reajustamento, sempre enquadrados pelo Sistema de Gestão da Qualidade existente e certificado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4080
dc.language.isoporpor
dc.subjectGestão pela Qualidade Total (TQM)por
dc.subjectLean Six Sigmapor
dc.subjectCusteio ABCpor
dc.subjectcustos da qualidade e da não-qualidadepor
dc.titleA metodologia Lean na área hospitalar - a gestão da qualidade enquanto factor de melhoria contínua e humanização do esforço de racionalização dos recursospor
dc.title.alternativeLean methodology in health services - quality management as a continuous improvement system and peoples effort to better resources managementpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceIII Seminário de I&DT "Valorizar o saber, criar oportunidades". Portalegre, 6 e 7 de Dezembro 2012por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

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