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Informação de saúde para o cidadão : a estratégia do Grupo de Trabalho para os Utentes

dc.contributor.authorAlves, Paula
dc.contributor.authorBelo, Adelaide
dc.contributor.authorSantos, Bruno
dc.contributor.authorMunhoz, Carla
dc.contributor.authorQuitério, Fátima
dc.contributor.authorZincke, Maria do Rosário
dc.contributor.authorGomes, Sérgio
dc.contributor.authorLopes, Silvia
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorCortes, Maria
dc.contributor.authorRomão, Rui
dc.contributor.authorSilva, Silvia
dc.date.accessioned2019-05-15T13:36:42Z
dc.date.available2019-05-15T13:36:42Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO Grupo de Trabalho para os Utentes (GTU) foi criado no âmbito da Comissão de Acompanhamento da Informatização Clínica (CAIC) dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), com o objetivo de apresentar propostas centradas nas necessidades do Utente/Cidadão. Para o efeito promove a reflexão e estabelece ações prioritárias centradas no utente, relacionadas fundamentalmente com: acesso e produção de informação útil, compreensível e fidedigna; estratégias de comunicação da informação; serviços e meios disponíveis para facilitar o acesso. O cidadão no sistema de saúde assume, aqui, uma centralidade incontornável, matriz a partir da qual a produção de informação e acesso à mesma devem ser recentradas. Incrementa-se a participação consciente e informada, reforçando-se a capacidade do utente/cidadão poder tomar decisões sobre o seu estado de saúde e influenciar o desenvolvimento do sistema de saúde que se deseja cada vez mais próximo das suas necessidades e interesses com vista à promoção da saúde e prevenção da doença. Cidadania, participação, literacia em saúde, informação e semântica são os conceitoschave priorizados para o trabalho deste Grupo. Metodologicamente recorre-se à escuta ativa, apelando à participação dos vários grupos e interesses em presença. Estrutura-se toda a ação em torno de cinco eixos – conhecer, escutar, informar, melhorar e avaliar – nos quais se enquadra um conjunto de iniciativas, com especial destaque para: informação de saúde (oficinas de participação para a escuta dos utentes/cidadãos); informação de saúde e SNS.pt (inquérito online); iniciativa nacional; matriz de recomendações para + Capacitação + Acesso à Informação de Saúde. Para concluir, sublinha-se que a atuação do Grupo se pauta pelo desenvolvimento de ações que sejam agregadoras das ideias apresentadas, mobilizadoras, potenciadoras de efeito multiplicativo, impactantes, estruturantes de um trabalho futuro e potenciadoras da participação, da tomada de consciência e que convidem à mudança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28522
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúdept_PT
dc.subjectLiteracia em saúdept_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectInformação de saúdept_PT
dc.titleInformação de saúde para o cidadão : a estratégia do Grupo de Trabalho para os Utentespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage8pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleXII Jornadas APDISpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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