Repository logo
 
Publication

Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português

dc.contributor.authorReis, João Carlos Gonçalves dos
dc.contributor.authorMelão, Nuno Filipe Rosa
dc.date.accessioned2017-01-13T19:08:44Z
dc.date.available2017-01-13T19:08:44Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractApesar de as organizações utilizarem cada vez mais múltiplos canais para prestarem serviços, pouco se sabe como estes serviços são concebidos e controlados na realidade. O objetivo deste artigo é explorar os processos e práticas de desenho e controlo de serviços multicanal. A metodologia baseia-se num estudo de caso único, de natureza qualitativa, exploratória e representativa, de um banco português, e recorre a entrevistas, observação e documentos internos. Os resultados sugerem que os processos de desenho e controlo possuem uma natureza semi- estruturada e estruturada, respetivamente, e mostram que se empregam práticas para promover a sua melhoria contínua. A principal conclusão é que a consistência entre canais é crucial no desenho e controlo de serviços multi- canal, devendo as organizações desenvolver mecanismos de integração como é exemplificado neste estudo de caso.pt_PT
dc.description.abstractAlthough organizations increasingly use multiple channels to deliver services, little is known about how these services are designed and controlled in reality. The objetive of this paper is to explore the processes and prac- tices of design and control of multichannel services. The methodology is based on a single case study, of qualitative, exploratory and representative nature, of a Portuguese bank, and draws on interviews, observation and internal documents. The results suggest that the design and control processes have a semi-structured and structured nature, respectively, and show that practices are employed to promote its continuous improvement. The main conclusion is that the consistency between channels is crucial in the design and control of multichannel services, and organiza- tions should develop integration mechanisms as exemplified in this case study.pt_PT
dc.description.abstractAunque las organizaciones utilizan cada vez más múltiples canales de prestación de servicios, se sabe poco acerca de cómo estos servicios están diseñados y controlados en realidad. El objetivo de este articulo es explo- rar los procesos y prácticas de diseño y control de los servicios multicanal. La metodología se basa en un estudio de caso único, cualitativo, exploratorio y representativo de un banco portugués, y se basa en entrevistas, observaciones y documentos internos. Los resultados sugieren que los procesos de diseño y control son de naturaleza estructurada y semiestructurada, respectivamente, y muestran que se emplean prácticas para promover la mejora continua. La principal conclusión es que la consistencia entre los canales es crucial en el diseño y control de los servicios multi- canal, sin embargo las organizaciones deben desarrollar mecanismos de integración como se demuestra en este estudio de caso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, J., & Melão, N. (2012). Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 11(4), 58-69pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17525
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Portuguesa e Brasileira de Gestãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-44642012000300007pt_PT
dc.subjectServiço Multicanalpt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectControlopt_PT
dc.subjectOperaçõespt_PT
dc.subjectEstudo de Casopt_PT
dc.titleDesenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage69pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage58pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa e Brasileira de Gestãopt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameReis
person.familyNameMelão
person.givenNameJoão Carlos Gonçalves dos
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-id4A1F-8ACA-192B
person.identifier.ciencia-id2F1D-7C4C-9AEE
person.identifier.orcid0000-0002-8504-0065
person.identifier.orcid0000-0002-1359-3437
person.identifier.ridL-6686-2017
person.identifier.ridF-6613-2018
person.identifier.scopus-author-id57969435800
person.identifier.scopus-author-id6507014196
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa0d124a0-d910-4304-ace8-5e20f27efa21
relation.isAuthorOfPublication69282c67-85a0-4441-93ec-c1ca2104ab18
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya0d124a0-d910-4304-ace8-5e20f27efa21

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Desenho e controlo de serviços multicanal. Um estudo de caso de um banco português.pdf
Size:
47.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: